sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Manutenção do 'Lobo Marinho' será feita na Madeira


Porto Santo Line limita ausência do navio na 'linha' entre os dias 12 e 30 do mês de Janeiro

Data: 06-11-2009



Já está decidido. A Porto Santo Line vai efectuar a manutenção anual do seu navio na Madeira. Uma decisão que foi muito ponderada pelo armador madeirense que pela primeira vez experimenta realizar as reparações e intervenções de manutenção na Região, evitando deste modo deslocar o 'Lobo Marinho' para um estaleiro em Espanha ou Portugal.

Com esta opção a Porto Santo Line pretende fazer a manutenção com o navio a flutuar, prescindindo da ida a doca seca. Determinante nesta opção foi o facto do 'Lobo Marinho' ter realizado o ano passado a reclassificação obrigatória após cinco anos de navegação, o que o levou a doca seca e a um conjunto de operações que garantem a sua operacionalidade durante dois anos.

Segundo foi possível apurar, a Porto Santo Line fará os habituais trabalhos de manutenção no Porto do Caniçal, fazendo deslocar à Região a equipa de técnicos que farão a revisão e inspecção das máquinas, bem como todas as vistorias.

Se tudo decorrer conforme previsto, o 'Lobo Marinho' interrompe as viagens entre as duas ilhas entre 12 e 30 de Janeiro, deixando de fazer 16 viagens.

A decisão da Porto Santo Line esteve dependente de uma autorização especial da Administração de Portos da Madeira, da sociedade classificador e do Registo MAR, estando o armador obrigado a efectuar inspecções ao casco, lemes, veios, jangadas e salva-vidas, sistema de detecção de incêndios e de extinção, rampa e plataformas do cars-decks, sistemas de comunicação, geradores, válvulas e máquinas, entre outros equipamentos.

Para além da vinda à Região de alguns técnicos especializados, esta intervenção de manutenção do 'Lobo Marinho' garante trabalho a seis empresas e cerca de vinte operários madeirenses, de diferentes áreas de actividade.

Resta acrescentar que tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Porto Santo Line assume o pagamento de parte da passagem dos porto-santenses ou residentes na ilha que tenham de viajar de avião durante a paragem do seu navio, comparticipando no diferencial entre a tarifa de residente da passagem marítima e o valor cobrado pela SATA.

O transporte de carga será feito semanalmente por um porta-contentores, assegurando a Porto Santo Line o transporte de produtos frescos duas vezes por semana, através da aeronave da SATA.


DN Madeira

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