sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Turismo francês reage bem às campanhas de promoção

Operador realizou reunião anual na Madeira e promete olhar melhor para a Região
Data: 06-11-2009



O operador turístico francês 'Voyages Internationaux' (VI) realizou o seu congresso anual no passado mês de Outubro no Funchal, no qual reuniu algumas dezenas de responsáveis pela actividade da marca, nomeadamente gestores e os que trabalham de forma directa e com funções de chefia na programação e rede de retalhistas.

Outubro foi, aliás, um mês muito activo em acções de promoção turística da Madeira relacionadas com o mercado de França. Além de um voo exclusivo da companhia aérea francesa 'Aigle Azur' que trouxe à nossa ilha mais de centena e meia de agentes de viagens e jornalistas, e que assinalou a inauguração da nova rota Paris-Madeira, também a portuguesa SATA encaminhou para o arquipélago diversos profissionais em visitas educacionais que tiveram por objectivo dar a conhecer a Madeira e, sobretudo, mostrar-lhes um novo destino, com transporte directo e regular a poucas horas do centro da Europa.

O congresso e reunião anual de vendas do operador 'Voyages Internacionaux' decorreu no hotel Baía Azul, da rede Cardoso Madeira, e a organização foi da responsabilidade do operador 'Top of Travel', já instalado na Madeira e com quem a VI trabalha desde há muito tempo. O facto desta reunião anual se ter realizado na Região Autónoma proporcionou aos técnicos franceses um melhor conhecimento da ilha e da realidade do produto turístico, duma forma particular as suas belezas paisagísticas e a oferta de serviços hoteleiros. Alain Glacet, director da 'Top of Travel' na região, é da opinião que a vinda deste grupo à nossa ilha, foi uma óptima oportunidade, já que poderá ter influenciado - no bom sentido, assim se espera - mais alguns agentes de viagens franceses na sua decisão de incluir a Madeira nos seus catálogos de férias já na próxima temporada. A opinião dos visitantes foi muito boa, tendo uma boa parte permanecido na Madeira em férias por mais alguns dias, aproveitando as temperaturas amenas que nessa semana se fizeram sentir, ao contrário do que acontecia em terras francesas.

O grupo 'Voyages Internacionaux' foi criado em 1986 por Alain Hammon, que é hoje o seu presidente. Tem uma forte implantação em toda a zona Oeste da França. Contudo, a marca está bem implantada por toda a França, nomeadamente nos departamentos da Normandia, no Norte, e nos Pirinéus Orientais, no Sul. Actualmente a VI agrupa mais de 20 sociedades comerciais, que sustentam uma rede de cerca de 100 balcões. Até final do ano deverão estar garantidos mais 20 pontos de venda. Em 2008 a VI registou um volume de negócios da ordem dos 150 milhões de euros e as perspectivas deste ano são de crescimento, não obstante a baixa verificada no sector. Conta com uma carteira de cerca de 40 mil clientes individuais e mais cerca de 120 mil em viagens de grupos. A VI emprega algumas centenas de colaboradores e faz circular, por toda a França e outras estradas de países limítrofes, cerca de 1.000 autocarros de turismo, por ano. Especialista dos circuitos culturais acompanhados, este operador francês atinge 50% do seu negócio enquanto programador e vendedor de excursões rodoviárias com alojamento hoteleiro, em autocarros modernos e de primeira classe.

Duplicar vendas para a Madeira

Durante o corrente ano, a colaboração entre a 'Top of Travel' e a 'Voyages Internacionaux' já contabilizou um total de 800 clientes para a Madeira. Para 2010 os objectivos dos dois parceiros estão fixados na duplicação desse contingente, o que Alain Glacet acha perfeitamente compatível, já que os agentes visitantes levaram do arquipélago uma excelente opinião e um melhor conhecimento da oferta turística regional. Uma ambição que continuará e crescerá, certamente, em números, nos próximos anos, com a consolidação da parceria e com as boas condições de transporte aéreo que actualmente se verifica na rota de França para a Madeira, com mais voos directos e regulares.

Aigle Azur bem, Sata nem por isso...

A companhia francesa de voos regulares começou no passado dia 24 de Outubro os seus voos directos entre Paris/Orly e a Madeira, que se realizam aos sábados. Tal como previam os seus responsáveis a procura e as vendas estão a corresponder às expectativas que a Aigle Azur colocou nesta linha.

Se os níveis de ocupação se mantiverem, no próximo Verão IATA a companhia francesa irá aumentar mais uma frequência nesta rota.

Face à entrada da Aigle Azur nesta linha e à grande acção de marketing que desenvolveu com o apoio da ANAM e da Associação de Promoção da Madeira, a SATA Internacional sentiu-se ameaçada e cancelou o segundo voo semanal Madeira-Paris, que, para já, e por ser Inverno, foi suspenso por seis meses. Fontes da companhia açoriana esclarecem que não há passageiros para uma segunda frequência no Inverno, pelo que nesta fase do ano não se justificam os dois voos semanais.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos