domingo, 8 de novembro de 2009

Trio de paquetes no porto do Funchal

DIA DE LUZ E DE MUSICA NA PONTINHA. AO TODO PASSAM NO PORTO 6.500 TURISTAS.
Data: 08-11-2009

O porto do Funchal regista hoje mais uma casa cheia confirmando-se, dessa forma, o excelente período que o mercado de cruzeiros atravessa na Região. Com efeito, desde o inicio deste mês e até ao dia de hoje, o movimento de paquetes na Pontinha totaliza já as 15 escalas, o que confere uma média de, aproximadamente, dois paquetes/dia.

No respeitante ao número de turistas, em trânsito, de notar que, e em igual período, passaram pelo porto do Funchal um total de 31.000 turistas, o equivalente a uma média de 3.875 passageiros/dia.



Para o dia de hoje, a 'Portos da Madeira' anuncia no seu sítio electrónico a presença de três paquetes, os quais trazem à Região 6.580 turistas. O primeiro a atracar será o novel 'Costa Luminosa' que é procedente de Tenerife e com chegada prevista para as 7.15 horas. A bordo viajam 2.300 turistas, maioritariamente de nacionalidade italiana. Ao final da tarde, pelas 17.30 horas, este paquete soltará amarras da Pontinha, zarpando com destino ao porto espanhol de Málaga.



Um pouco mais tarde, por volta das 8 horas, será a vez do 'MSC Musica' atracar no porto. Viaja com um total de 1.934 turistas, 18 dos quais são de nacionalidade portuguesa, e ainda por uma tripulação constituída por 998 elementos. Ao contrário do itinerário do paquete da Costa, o 'Musica' é procedente de Málaga e zarpa às 18 horas com destino a Tenerife. De regresso ao Funchal está o paquete 'AIDAluna', o qual tem chegada anunciada de Tenerife para as 12 horas de hoje. Como habitualmente prolongará esta sua escala até às 17 horas de amanhã, prosseguindo este seu cruzeiro rumo a La Palma. Segundo conseguimos apurar, este paquete viaja com 2.250 turistas, em trânsito, maioritariamente de nacionalidade germânica.




Por fim, uma correcção. Ao contrário do que afirmámos na edição de ontem, o ferry canário 'Volcán de Tijarafe' zarpou da Pontinha apenas às 17.30 horas e não às 10.30 horas como referimos. Esta situação decorreu do facto do porto de Portimão receber ao longo do dia de hoje a escala do paquete 'Europa'. Dado que aquele porto apenas disponibiliza um único cais de amarração, o armador canário optou por prolongar a sua escala de ontem na Pontinha. Assim, o navio deverá chegar hoje a Portimão por volta das 17 horas, depois da saída daquele paquete. Em consequência deste adiamento, a escala da próxima segunda feira do 'Volcán de Tijarafe' no porto do Funchal apenas terá lugar a partir das 18.30 horas.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos