domingo, 15 de novembro de 2009

São Vicente vai organizar Congresso da Laurissilva

Numa iniciativa da Câmara Municipal







A Câmara Municipal de São Vicente vai realizar o Congresso da Laurissilva. A ideia, explica o edil local, Jorge Romeira, passa por promover o evento no próximo ano, mas admite, se não estiverem reunidas as condições, realizá-lo no ano a seguir.
«Nós queremos que seja uma coisa marcante, com bons especialistas. A iniciativa tem que permitir discutir a maior riqueza do concelho, a nossa floresta, da melhor forma», explica.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente diz que o Congresso da Laurissilva vai abordar a Laurissilva nas suas diversas vertentes e nas suas interligações com a sociedade: com o Ambiente, a Água, com o Turismo, com a Alimentação, com os Costumes, com os Medicamentos, com a Educação, com a Agricultura...
O autarca lembra ainda que o Congresso pretende chamar a atenção para o concelho como um exemplo de preservação de um matrimónio mundial, como é o caso da floresta Laurissilva.
Neste evento, Jorge Romeira espera contar com a colaboração do Governo Regional e da Universidade da Madeira, entre outras entidades.
A outro nível, Jorge Romeira explica que irá, brevemente, a reunião de Câmara o projecto de toponímia para todo o concelho, que foi conduzido pela escola básica e secundária Dona Lucinda Andrade, no âmbito da iniciativa “Siga”. Após a deliberação camarária, o projecto subirá à Assembleia Municipal.
Jorge Romeira espera iniciar o projecto de toponímia nos primeiros meses de 2010, alargando-o a todo o concelho ao longo do mandato.
Recorde-se que, no programa da Câmara de São Vicente para este ano, estão previstos, para a freguesia de São Vicente, alguns projectos como a recuperação do pavilhão gimnodesportivo junto à escola Dona Lucinda Andrade, a estrada via expresso/Parque Industrial das Ginjas e a reparação e melhoramento da estrada municipal Vargem/Estreito da Vargem.
Também estão previstas as construções do ramal de ligação entre a Igreja dos Lameiros e a Estrada José Martinho de Freitas, do ramal agrícola entre o Pé do Lombo e Lombo da Achada dos Judeus, da estrada entre o sítio dos Barros e o Foro, do ramal entre o sítio do Miradouro e terreno da Câmara, da estrada Passo – Ponte de Pedra (passando pela actual vereda), do ramal agrícola Lombo/Ribeira do Passo, da estrada de ligação Ribeira do Meio/Ribeira do Passo e da estrada que liga os sítios do Vimeiro, da Cova, dos Lameiros e da Fajã dos Vinháticos.

Várias novas estradas na Boaventura

A Câmara Municipal de São Vicente tem também previstos vários projectos para a reabilitação e ampliação da rede viária da freguesia da Boaventura. Jorge Romeira sublinha que, também aqui, o apoio do Governo Regional é fundamental.
Neste sentido, está contemplada a recuperação do Caminho do Cemitério, mantendo o empedrado, com criação de estacionamentos e recuperação do património (casa no local).
Outras novas vias estão previstos para a freguesia da Boaventura: estrada de acesso Cardo/São Cristóvão, caminho agrícola do Portal da Serra Bica, com ligação ao Cabo da Ribeira, caminho rural da Quebrada, caminho agrícola entre a Falca e Esmoitada Ribeira.
Outros melhoramentos viários são a recuperação pedonal da vereda de acesso ao calhau com protecção e a pavimentação do caminho rural da Achada.
A outro nível, destaca-se a cobertura do polidesportivo da escola básica do 1º ciclo e a construção de um parque de jogos radicais.

Ponta Delgada ”ganha” novos acessos

Para a Ponta Delgada, está contemplada a construção de WC públicos junto à Igreja Paroquial, de um miradouro na ER101 (Lombo da Ladeira) e de um acesso ao mar junto ao complexo balnear, a par da cobertura do polidesportivo da escola básica do 1º ciclo.
A Câmara, em colaboração com o Governo Regional, vai ainda proceder à ligação entre a Terra Chã e as Lombadas, executar os caminhos agrícolas dos Lamaceiros (2ª Lombada) e do Miradouro (1ª Lombada), construir o acesso da rotunda de distribuição da freguesia, nos Lameiros, realizar a ligação da estrada municipal Terços/ Feiteiras. E também serão construídos passeios nas estradas da freguesia.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos