domingo, 15 de novembro de 2009

Novas instalações para o Serviço de 'Gastro'


Porto Santo terá também em breve uma unidade deste serviço em ambulatório

Data: 14-11-2009




Com o intuito de apostar em "cuidados de saúde com qualidade e excelência", a Secretaria Regional dos Assuntos Sociais vai dotar o Serviço de Gastrenterologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça de novas instalações e meios técnicos. Ontem de manhã, na XXV Reunião Anual do Núcleo de Gastrenterologia dos Hospitais Distritais, o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, disse ainda que também vai ser criada, no Porto Santo, uma unidade de 'Gastro' em ambulatório, para que os especialistas possam investir na detecção precoce do cancro do colo-rectal.

"Trata-se de investimentos que irão dar resposta às necessidades dos utentes desta especialidade", apontou o responsável, referindo que, para haver cuidados de saúde de excelência, é necessário ter consciência da importância na aposta de meios técnicos e condições físicas.

Francisco Jardim Ramos recordou que o Serviço de Gastrenterologia começou a funcionar no Hospital a 1 de Julho de 1977. "Passados 30 anos, o balanço é positivo", disse, frisando que, dos 300 exames realizados em 1997, "actualmente este serviço realiza cerca de 2500 exames por ano, ultrapassando as três mil consultas anuais". "Importa também realçar que a Região tem capacidade, neste momento, para tratar 90% dos doentes com patologias ligadas à Gastrenterologia", avançou.

Com o tema central relacionado com o álcool, o director deste Serviço na Região, Ricardo Teixeira, mostrou-se preocupado com os novos estilos de vida dos jovens e recordou que "o álcool é um dos grandes problemas da Gastrenterologia".


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos