domingo, 15 de novembro de 2009

Porto de pesca passa para Câmara de Lobos

O presidente do Governo Regional diz que a obra deverá começar na Páscoa de 2011




O presidente do Governo Regional anunciou, ontem, em Câmara de Lobos, que será construído, naquele concelho, o porto de pesca da Madeira. A obra, que deverá começar na Páscoa de 2011, vai permitir libertar o porto do Funchal de tudo aquilo que diga respeito a pescas e lota.



(Foto via Blog FarinhaFerry)

O presidente do Governo Regional anunciou, ontem, que Câmara de Lobos vai acolher o porto de pesca da Região, transferindo todas as infra-estruturas ligadas à pesca que, até agora, ainda estão sedeadas no porto Funchal. Alberto João Jardim, que falava à saída de um encontro na autarquia camaralobense, no âmbito das reuniões que tem vindo a fazer com todos os presidentes das edilidades da Região, afirmou que as obras daquela infra-estrutura deverão começar na Páscoa de 2011.
Este empreendimento, tal como revelou o chefe do Executivo madeirense, não se trata de um empreendimento local, trata-se, tal como afirmou, de «uma infra-estrutura que não vai servir apenas Câmara de Lobos. Trata-se do porto de pesca da Região».
Neste momento, segundo Alberto João Jardim, o Governo Regional vai abrir concurso para o projecto. Depois, disse está a «contar que as obras vão, não para o terreno, mas na água, na Páscoa de 2011».
Conforme referiu, este «é, talvez, o único projecto muito caro que ainda falta lançar e que terá de ser pago ao longo de 2012, 2013 e 2014. É um projecto de iniciativa de uma entidade com uma autonomia financeira, que é a Administração de Portos da Região Autónoma da Madeira».





Esta obra, em conjunto com outras duas — a piscina e o pavilhão gimnodesportivo do Estreito de Câmara de Lobos — são, segundo o chefe do Executivo madeirense, «as obras que nos obrigam a concentrar daqui até ao final do mandato».
Embora tenha consciência de que se trata de um investimento avultado, Alberto João Jardim diz que ainda é prematuro avançar com o montante que será necessário para construir o porto de pesca da Região. Para já, disse, «neste momento, ainda se está a preparar os dados para a elaboração do projecto. Só depois, quando se abrir o concurso com o projecto pronto» é que se saberá.
De acordo com Alberto João Jardim, «o projecto terá de ficar pronto ao longo de 2010, para podermos, ainda em 2010, abrir concurso para se ter, na Páscoa de 2011, as obras no terreno».
A construção do porto de pesca da Madeira, tal como afirmou o presidente do Governo Regional, «vai libertar tudo o que diz respeito a pescas e lota que se encontra, ainda, na área da pontinha, nomeadamente, no cais norte, junto à Avenida Sá Carneiro».


Taxa de execução de obras situada nos 63%À saída do encontro entre a Câmara Municipal de Câmara de Lobos e o Governo Regional, o chefe do Executivo madeirense disse estar satisfeito com o ritmo das obras naquele concelho. Desde 2007 a 2009, segundo Alberto João Jardim, já estão concluídas, ou em execução, cerca de 63 por cento dos empreendimentos.
Dos restantes 37 por cento, o presidente do Governo Regional realçou três obras de relevo para aquele concelho, precisamente, o porto de Pesca da Região, que sai do Funchal, «a piscina e o pavilhão gimnodesportivo do Estreito de Câmara de Lobos», empreendimento que Alberto João Jardim disse pretender inaugurar até ao final do Verão de 2011».
Alberto João Jardim aproveitou, por isso, a oportunidade para felicitar o presidente da edilidade, Arlindo Gomes, pela boa taxa de execução dos compromissos assumidos com a população de Câmara de Lobos, com 63 por cento concretizado, ou em execução, quando o seu Executivo ainda vai a meio do mandato.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos