terça-feira, 3 de novembro de 2009

Marítimo-Nacional na Venezuela

Banif leva equipas principais dos rivais a Caracas, no final da época, em Maio de 2010
Data: 03-11-2009




Inédito! Marítimo e Nacional vão disputar a próxima edição do 'Troféu BANIF Solidário' perante a numerosa comunidade portuguesa em Caracas, na Venezuela.

Segundo apurou o DIÁRIO, o dérbi já está marcado para o final da presente época desportiva, em Maio de 2010. O campeonato português da I Liga termina dia 9 de Maio, pelo que o Marítimo-Nacional deverá ter lugar no sábado seguinte, dia 15 de Maio. Na eventualidade dos alvinegros chegarem à final da Taça de Portugal, o encontro em Caracas é adiado uma semana (22 de Maio).

A ideia de levar o Marítimo-Nacional para as comunidades madeirenses 'nasceu' em Agosto deste ano, após a realização do III Troféu BANIF Solidário, que encheu o Estádio Municipal de Machico.

Apresentação em Caracas

Machado Andrade, administrador do banco que patrocina as duas principais equipas da Madeira, meteu mãos à obra e estabeleceu os necessários contactos com Carlos Pereira e Rui Alves.

As três partes chegaram agora a um entendimento que proporcionará uma jornada inolvidável à comunidade madeirense na Venezuela. Mais: para muito breve está prevista a deslocação das três entidades a Caracas, onde o IV Troféu BANIF Solidário será formalmente apresentado à comunicação social venezuelana, às instituições lusas e à comunidade em geral.

Os dois principais clubes da Madeira têm mantido estreitas relações com as comunidades emigrantes. O Marítimo já esteve várias vezes na Venezuela, com equipas de escalões jovens e até seniores. Os presidentes do Marítimo e Nacional, respectivamente Carlos Pereira e Rui Alves, também já corresponderam a convites oriundos da comunidade luso-venezuelana e nos últimos anos já lá se deslocaram para participar em iniciativas diversas.

Segue-se a realização de um dérbi Marítimo-Nacional, verdadeiramente surpreendente, aprazado para Maio de 2010, num dos estádios de Caracas, com a garantia BANIF de que as equipas apresentarão os seus melhores jogadores.

Historial: uma vitória para cada e um empate

Na essência do 'Troféu BANIF Solidário' o resultado é absolutamente secundário. A estatística diz que Marítimo e Nacional já venceram o troféu uma vez cada. Em 2006, o jogo foi disputado a 12 de Novembro nos Barreiros e o Nacional venceu por 2-1 (golos de Cássio, Lipatin e Luciano).

No ano seguinte, a 11 de Outubro, houve empate (golos de Djalma e Miguel Fidalgo), com vitória verde-rubra nos penalties. Por fim, a 8 de Agosto deste ano em Machico, o Marítimo venceu por 3-0 (golos de Miguelito, Baba e Ytalo).


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos