terça-feira, 3 de novembro de 2009

Adeus 'Costa Europa'



90 escalas depois o costa despede-se hoje do porto do Funchal
Data: 03-11-2009

O Porto do Funchal regista hoje a escala de três navios, que trazem á cidade e à Região 4.800 turistas. No entanto este dia ficará na história do porto do Funchal, pois o 'Costa Europa' - um dos mais emblemáticos paquetes italianos da Costa Crociere - despede-se, definitivamente, com esta designação, da Pontinha.

Com chegada anunciada para as 6.30 horas, o 'Costa Europa' é procedente de Tenerife e viaja com cerca de 1.300 turistas. Esta que é a 90ª presença, é, também, a última na Região, pois este paquete irá, a partir de Abril do próximo ano, operar para a Thomson Cruises, em regime de afretamento, por um período de 10 anos.

O acordo celebrado em Julho deste ano, prevê que a Thomson possa ter opção de compra do navio, em qualquer altura após cinco anos.A sua despedida do porto do Funchal terá lugar pelas 17 horas, com o 'Costa' a zarpar com destino ao porto de Málaga.

Construído em 1986 nos estaleiros alemães Meyer Werft, em Papenburg , o 'Costa Europa' navegou durante os primeiros anos como 'Westerdam' para depois ser baptizado como 'Homeric', designações com as quais nunca visitou a Madeira. Totalmente remodelado no ano de 2002, o mesmo é então rebaptizado como 'Costa Europa, tendo realizado a sua primeira escala na Madeira a 15 de Maio desse mesmo ano.

Com uma arqueação bruta de 53.872 toneladas, mede 243,2 metros de comprimento por 31,7 de boca (largura) e tem capacidade para receber um total de 1.744 turistas a que acrescem 615 tripulantes.

De regresso ao Funchal está também o 'AIDAvita', o qual é procedente de Cádis e que efectua um cruzeiro transatlântico, rumo a Bridgetown. Tem chegada anunciada para as 7 horas e viaja com 1.300 turistas. O final desta escala terá lugar às 18 horas.







Por fim, uma referência para o regresso do 'Oceana', que está, igualmente, a realizar uma viagem transatlântica, com destino a Antígua, nas Caraíbas. Viaja desde Southampton com 1.900 turistas, maioritariamente britânicos. Este paquete soltará amarras às 17.30 horas.





DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos