sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Madeirenses fiéis ao Natal da sua terra







O Natal madeirense é famoso mundialmente e, por isso, escolhido por muitos estrangeiros. E a maior parte dos madeirenses não troca o “seu” Natal por qualquer outro. Ouvimos dois representantes de agências de viagens na Madeira, que garantiram que não há muitos madeirenses a procurarem viajar na quadra natalícia. Quanto muito, aproveitam os feriados do início do mês para fazerem uma viagem para cidades europeias, ou com vista a compras de Natal.
António Cruz, da Agência Abreu, disse que esta não é uma altura em que se saia muito porque, «os madeirenses são muito apegados à sua terra e às tradições natalícias».
O agente de viagens salientou ainda que há, no entanto, alguns residentes que viajam nesta altura, sendo que tem a percepção que as procura de passageiros da Madeira para fora tem sido mais ou menos idêntica ao do ano passado, apesar de não ter números contabilizados. «Pelo movimento que temos tido na loja, não estão a viajar nem menos nem mais do que no ano passado, está dentro do habitual para esta altura do ano». Dos que viajam, António Cruz disse que os destinos têm sido Canárias, embora com pouca procura, e já com mais estão Paris, Londres e Nova Iorque, as cidades mais procuradas nesta altura do ano.
Este profissional destacou ainda o fluxo de viajantes nesta altura da Madeira para o continente, composto por pessoas que vivem na Madeira por motivos profissionais, como professores e pessoas ligadas a tribunais, e que regressam à sua terra para passar a quadra natalícia com as famílias.
De referir que os cruzeiros no Mediterrâneo são ainda uma fonte de receitas nesta altura, com alguma procura. No geral, António Cruz disse que esta não é a melhor altura para as agências de viagens no que se refere aos clientes madeirenses porque, acima de tudo, a grande maioria, quer viver o Natal da sua terra.
Já Maria Jorge Fraga, da TopAtlântico, também referiu ao Jornal da Madeira que o Natal e o fim-de-ano não são épocas em que os madeirenses viajam muito. Não faz parte da sua tradição, porque a quadra natalícia da Região é muito acarinhada pelos madeirenses.
Dos que viajam, a directora da agência diz que são escolhidos destinos quentes, como o Brasil, principalmente no fim-de-ano. «Mas são poucos os que saem», sublinhou. Já no que diz respeito aos feriados do início do mês, «temos já várias pessoas que saem para cidades europeias, maioritariamente, como Roma, Praga, Paris, Barcelona e Londres, com o objectivo de, neta última cidade, fazerem compras.
O que este agente de viagens já nota é a procura pelos destinos de neve, um mercado que, na sua opinião, tem ainda muito espaço para crescer. Maria Jorge Fraga diz que as pessoas compram mais para depois do fim-de-ano, «fugindo à época alta, para aproveitar melhores preços, e ainda já procuram para o Carnaval, aproveitando os preços mais baixos pela antecedência. Há já uma procura pelos cruzeiros para as férias do próximo ano, acrescentou ainda.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos