sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Hoje há “Festa” porque nasceu o Menino








O nascimento de Jesus é motivo de grande festa em quase todos os países, mesmo naqueles em que o catolicismo não se apresenta como a religião maioritária.
Para o povo madeirense a expressão “Dia de Festa” resume toda a alegria que se vive a 25 de Dezembro, nos dias que o antecedem e nos que se seguem, até Janeiro. Desde sempre que na Madeira e Porto Santo se celebrou o Natal com grande intensidade. As muitas tradições associadas a esta época mantêm actuais essas vivências que tornam este tempo muito especial.
Numa época em que o consumismo ganha cada vez mais espaço e em que a figura do Pai Natal se apresenta como símbolo deste tempo, é agradável verificar que surgem iniciativas que têm como objectivo valorizar o essencial desta época. Uma delas tem a denominação de “Estandartes de Natal 2009”, uma plataforma criada por um grupo de famílias que pretende partilhar com os seus amigos e vizinhos a alegria do Natal cristão.
Assim, à semelhança do que já se faz noutras cidades, decidiram decorar as varandas e janelas das suas casas com um estandarte grená com a figura do Menino Jesus no centro.
Na Madeira esta ideia mereceu a aceitação de muitas famílias e em diversas varandas se exibe esse sinal que nos recorda que a Festa que estamos a viver, tem como principal protagonista um Menino que nasceu pobre mas que nos veio trazer uma riqueza de enorme significado que é a Sua graça divina.
Tal como referiu recentemente o Papa Bento XV “ o desejo que todos trazemos no coração é que a festa de Natal nos dê, no meio da actividade frenética dos nossos dias, serena e profunda alegrias para nos fazer tocar com a mão a bondade do nosso Deus e nos infunda nova coragem”.
Festa da Família, este Dia congrega em muitos lares pessoas das mais diversas idades, cada uma com a sua vivência própria, mas todas imbuídas do espírito de alegria que se deseja permaneça por muito tempo. Se assim suceder teremos um mundo muito melhor.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos