sábado, 19 de dezembro de 2009

Madeira já está a importar menos produtos agrícolas

Manuel António destaca maior produção regional e incita agricultores
Data: 19-12-2009



O secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, anunciou ontem que a Madeira está a importar menos produtos agrícolas e que toda a política do Governo Regional no sector tem em vista diminuir essa dependência da Região. Contudo, destacou que esse ensejo só poderá ser conseguido com a colaboração de todos, dos produtores e dos compradores, procurando diminuir o número de intermediários no negócio.

Manuel António Correia falava à margem da inauguração do 1º Mercado Agrícola no interior de uma superfície comercial, que ontem ocorreu no Caniço Shopping, e que estará aberto até amanhã, com horário diário até às 24 horas. O governante destacou a iniciativa do empresário Carlos Vieira, dos seus sócios e da Associação de Jovens Agricultores da Madeira e do Porto Santo (AJAMPS), na promoção dos produtos agrícolas regionais.

Manuel António destacou o facto deste mercado abrir numa zona de grandes tradições agrícolas, ao mesmo tempo que funciona como factor de atractibilidade do espaço comercial, pois muitos consumidores preferirão os produtos naturais da terra e produzidos na Madeira, pois têm tradição e qualidade que se evidenciam entre a demais concorrência importada.

Também ontem foram entregues certificados a jovens que terminaram cursos de habilitação no sector promovidos pela AJAMPS. Hoje há ajudas majoradas para jovens agricultores. Adentro do quadro comunitário previsto até 2013 a SRARN aprovou 122 projectos no valor de 14,3 milhões de euros de investimento, e que inclui algumas dezenas de jovens agricultores, o que mostra a grande dinâmica do sector, acentuou Manuel António.

A agricultura empresarial tem sido bastante acarinhada pelo GR, e cada vez mais todos os parceiros estão empenhados na área comercial, produzindo direccionado para o mercado, com garantia de escoamento e mesmo com intenções de exportação. Para já, a diminuição das importações tem sido evidente, acentuou o secretário regional.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos