quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Eutelsat instala na Madeira centro de controlo de satélites

Em construção na ZFI do Caniçal deve entrar em funcionamento em Maio de 2010








A Madeira vai ter já a funcionar em 2010 um centro de monitorização e controlo de satélites da Eutelsat. Assim, as instalações do centro encontram-se em adiantada fase de instalação na Zona Franca Industrial (ZFI) do Caniçal e devem ficar concluídas em Maio do próximo ano.
Este é um investimento da Eutelsat Madeira, empresa licenciada para operar na ZFI, que é uma filial a 100% da Eutelsat S.A., um dos maiores operadores de satélites de telecomunicações a nível mundial, com uma frota 27 satélites, actualmente.
Falando ao JM, o Eng.º Joaquim Lima, gerente delegado da Eutelsat Madeira, explicou que o projecto tem duas vertentes: “Tem uma vertente operacional, que consiste na construção de um centro de monitorização e controlo de satélites – construção já bem visível na Zona Franca do Caniçal, e uma vertente comercial, que consiste na venda de capacidade e serviços de telecomunicações por satélite”.
Questionado sobre o porque da escolha da Madeira para a implementação deste projecto, adiantou ter sido a Eutelsat sensível “ao bom acolhimento” por parte das autoridades regionais”, sublinhando, por outro lado, que “para a vertente operacional interessa ainda sublinhar a situação geográfica da Madeira, que permite estender para ocidente as capacidades de controle dos satélites da nossa frota”.
Referindo que a Eutelsat “opera desde o final dos anos 80 um centro semelhante no território do continente, em Sintra”, Joaquim Lima esclarece que “centros deste são construídos em número muito restricto, sendo absolutamente excepcional um operador ter dois centros no mesmo país”.
“Para dar uma ideia, a Eutelsat, cujos satélites cobrem práticamente todos os continentes, tem neste momento apenas três centros de controle como o centro do Caniçal”, destaca.
Quanto às tarefas atribuídas ao centro da Eutelsat no Caniçal, realça que este está “equipado para controlar todos as posições orbitais da Eutelsat visíveis a partir do centro”.
“O centro do Caniçal operará em coordenação com os outros centros da Eutelsat e não haverá uma atribuição permanente a um ou outro satélite. Neste momento posso apenas dizer que serão controlados vários satélites da nossa frota a partir do centro do Caniçal”, adianta.
No que se refere ao número de funcionários, o gerente delegado da Eutelsat Madeira salienta que o centro “tem neste momento seis funcionários, prevendo-se que a equipa possa vir a atingir os 8 funcionários, entre pessoal técnico (a maioria), administrativo e de gestão”.
Referindo não ser esta “uma actividade que requer mão de obra intensiva”, realça que as vantagens para a Região advirão sobretudo “do cumprimento das nossas obrigações fiscais”.
Destaca, no entanto, o “efeito de vitrine”, salientando “que quando estiver concluído, o centro do Caniçal com as suas imponentes antenas, será bem visível a partir dos aviões aterrando ou descolando de Santa Cruz, o que contribuirá para apresentar a Madeira como um centro de atracção de infraestruturas tecnológias.”
A concluir, Joaquim Lima realça que após a conclusão do centro do Caniçal os activos da Eutelsat Madeira serão bem superiores a 50 milhões de euros, “cabendo a maior parte à capacidade de satélite”.

Eutelsat tem uma constelação de 27 satélites


No que se refere à importância e dimensão da Eutelsat, Joaquim Lima destaca que este operador de telecomunicações, um dos maiores a nível mundial, opera uma frota de 27 satélites, tem clientes e fornece serviços em todos os continentes.
A Eutelsat foi criada em 1977 como uma organização intergovernamental de países europeus. No dia 2 de Julho de 2001, a Eutelsat tornou-se uma sociedade anônima sob legislação francesa. A sede da Eutelsat está localizada em Paris, França, e emprega mais de 590 pessoas de 30 de países diferentes.
A constelação de 27 satélites geoestacionários, o último dos quais foi lançado no passado dia 24 de Novembro, permite a transmissão de sinais de TV e rádio, comunicações corporativas e acesso à Internet a mais de 90% da população mundial.
A Eutelsat Communications, a “holding” do grupo, é uma empresa cotada na bolsa Euronext Paris (código ETL). A receita da Eutelsat alcançou os 877,8 milhões de euros em 2007/2008.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos