quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Missas do Parto são motivo de unidade eclesial

As novenas de preparação para o Natal, que na Madeira são denominadas de Missas do Parto, iniciaram-se ontem nalgumas paróquias. Na igreja de Santo António aquela celebração foi presidida por D. António Carrilho, iniciando-se às 6 horas e registou grande participação de pessoas, apesar da chuva que caiu com intensidade.




A igreja de Santo António, encheu-se ontem de fiéis que, mesmo numa manhã de chuva, ali se deslocaram para participar na primeira Missa do Parto, celebrada este ano naquela igreja. A decoração de Natal que já se pode ver naquele templo deu ainda mais alegria à celebração que foi presidida por D. António Carrilho e concelebrada pelo pároco, Cónego António Rebola e cónego Carlos Duarte.
Deu-se assim início a uma das tradições madeirenses que caracterizam este tempo que antecede o Natal, circunstância que foi sublinhada por D. António Carrilho, na sua homilia, salientando que o verdadeiro significado destas celebrações é a preparação espiritual para o Natal.
Depois de manifestar a sua alegria por mais uma vez presidir à Missa do Parto apelou a que se dê alma a esta tradição, acentuando que «não podemos deixar perder o verdadeiro sentido que tem este novenário em louvor de Nossa Senhora. Não vamos ficar apenas nos aspectos exteriores mas vamos procurar aprofundar o seu significado, dando-lhe alma, isto é dando-lhe fé, com o espírito do amor e da caridade próprios deste tempo».
O prelado funchalense referiu que são muitas as pessoas que aquela hora viviam o mesmo acto de fé pois «em quase todas as paróquias da nossa Diocese se congregam as comunidades para louvar Nossa Senhora, acarinhando aquela que é a Mãe de Jesus na proximidade do parto. É como numa família em que há alguém que está para ser mãe e que é acarinhada e apoiada num desejo de viver a alegria do nascimento que se aproxima. É neste espírito de comunhão de Igreja que queremos viver todo este novenario, pois é a diocese que está em comunhão vivendo esta alegria e partilhando a força que transmitimos e comunicando uns aos outros. Isto é que dá alma às Missas do Parto, que nos põem também em comunicação com tantos irmãos nossos espalhados pelo mundo, os emigrante que vibram com as tradições que levaram da sua terra. Que essas tradições sejam de vida e não mera recordação do passado e que este novenário seja para nós um motivo que penetra nas nossas igrejas e que tem de ser luz no meio de tantas luzes que iluminam as nossas cidades».
D. António Carrilho fez ainda referências às leituras proclamadas naquela Eucaristia, acentuando a necessidade que cada um tem de fazer um acaminhada espiritual, de modo a que todos possam viver o verdadeiro sentido do Nascimento de Jesus.
No final da celebração o Cónego António Rebola, pároco de Santo António agradeceu a presença de D. António Carrilho naquela cerimónia litúrgica, e desejou-lhe votos de um santo Natal, retribuídos pelo prelado funchalense que manifestou a sua satisfação por poder partilhar com aquela comunidade este início das novenas de preparação para o Natal.
O grupo coral da paróquia de Santo António animou liturgicamente aquela celebração com cânticos típicos desta época do ano, a maioria em louvor de Nossa Senhora. O ofertório foi solenizado com produtos da terra.
Hoje às 6 horas o prelado funchalense presidirá à Missa do Parto na igreja do Porto da Cruz.
As animações nos adros e salões paroquiais marcarão também este novenário que envolve muitos milhares de pessoas na Madeira e Porto Santo.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos