domingo, 27 de dezembro de 2009

MEGAITE DE LUXO REFUGIA-SE DO MAU TEMPO NA COSTA NORTE DA MADEIRA.

Um barco misterioso

Data: 27-12-2009

Durante dois dias a imagem sinistra intrigou os que circularam nas estradas do norte da ilha. Um navio de silhueta invulgar pairou ao largo, numa imagem que os madeirenses se habituaram a ver apenas nos filmes de ficção. Dezenas de chamadas alertaram-nos para a presença deste barco esquisito, que o DIÁRIO descobriu ser o megaiate motorizado 'A' , que procurou abrigo na costa Norte da ilha da Madeira dada as condições de mau tempo.

Baptizado de simplesmente 'A', as iniciais do seu nome bem como da sua esposa Aleksandra, o mesmo pertence ao bilionário russo Andrey Melnichenko e é um dos seus mais recentes 'brinquedos', um luxo de 119 metros de comprimento e que teve um custo de construção na ordem dos 150 milhões de euros.

Construído sob enorme secretismo nos estaleiros alemães Blohm+Voss, em Hamurgo, ostentou durante a sua construção a designação de 'Sigma SF 99' , sob projecto do desenhador naval francês Philippe Starck, responsável também pelo desenho interior deste megaiate. Com data de construção de 2008, foi lançado à água no dia 3 de Janeiro deste ano e realizou as primeiras provas de mar a 12 de Março. Com uma arqueação bruta de 5.500 toneladas, está equipado com dois motores diesel de 6.035 hp/cada, os quais garantem uma velocidade máxima de 25 nós. A sua proa bem como as linhas rectas que caracterização este inédito megaiate, foram concebidas com a finalidade de garantir boas velocidades durante a navegação. De notar que em movimento e a grande velocidade o 'A' corta a água sem produzir os habituais salpicos de água. Projectado com o objectivo de garantir uma enorme privacidade e segurança aos seus proprietários, todos os acessos ao interior do megaiate são controlados através de um circuito fechado de TV, sensores de movimento e códigos de acessos a determinadas áreas do mesmo, com a particularidade do acesso à suite principal, a do casal Melnichenko, se processar com reconhecimento digital.

O 'A' ocupa actualmente a 11ª posição no ranking dos maiores iates motorizados do mundo, tabela que continua a ser liderada pelo 'Dubai', que com os seus 162 metros mantém-se, desde o ano de 2006, no top da referida lista.

À proa, este megaiate disponibiliza um heliporto, o meio de transporte muitas vezes utilizado pelo casal para embarcar e desembarcar do 'A'. Os tanques de combustível têm capacidade para receber 757.000 de gasóleo, o que atestar este "brinquedo" significa qualquer coisa como 1 milhão de euros.

Para passear ao longo dos roteiros turísticos do Mediterraneo e também nas Caraíbas, o 'A' esconde no seu interior dois iates de 9,40 metros. O rol de tripulantes deste luxuoso iate emprega 35 elementos, entre equipas de marinheiros, cozinheiros, animadores e seguranças. De forma a garantir uma maior privacidade visual a partir do exterior, os vidros aplicados no 'A' não permitem aos curiosos ver para além do casco. Já do interior, a visão para o exterior é total. O ideal para as celebridades que querem fugir de fotógrafos!


Video do A filmado em Palma de Mallorca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos