terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mais de 90 mil disparos no fogo do fim de ano

Haverá mais 30 mil disparos do que no espectáculo que mereceu o recorde do Guinness
Data: 22-12-2009



O espectáculo pirotécnico deste ano, intitulado 'Ilhas Afortunadas', terá 97.172 disparos de fogo-de-artifício, cerca de 30 mil disparos mais do que aquele do fim de ano de 2006 que mereceu o título de 'Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo' do 'Guinness World Records'.

Mesmo assim, Carlos Macedo, da Macedo's Pirotecnia que este ano volta a estar encarregue do 'fogo' de fim-de-ano, diz ao DIÁRIO "que ainda não se justifica fazer uma nova candidatura ao Guinness visto que o recorde ainda é da Madeira". De qualquer modo, o responsável explica que o aumento do número de disparos está directamente relacionado com o tipo de espectáculo que será o das 'Ilhas Afortunadas', tema que "exige muito mais pormenores", conjugadamente com a habitual apoteose que se espera sempre ser grandiosa e ainda maior de ano para ano.

Certo é que está já tudo praticamente preparado para o espectáculo pirotécnico do fim de ano. No local habitualmente cedido à 'Macedo's Pirotectnia pela Zona Militar da Madeira para a pré-montagem dos postos de fogo, estão a trabalhar desde o passado dia 15 de Dezembro cerca de seis dezenas de pessoas que até amanhã estão encarregues de preparar as cerca de 17 toneladas de material pirotécnico necessário para o 'reveillón'.

A criação do espectáculo teve como inspiração o Ano Internacional da Biodiversidade, que se comemora a 1 de Janeiro de 2010. "Os criativos da Macedo's decidiram partir daí e fazer uma homenagem à maior 'mancha' mundial da floresta Laurissilva que está na Madeira", refere Carlos Macedo.

Sem desvendar muito daqueles que serão os grandes momentos dos oito minutos de fogo-de-artifício, porque prefere deixar a assistência "com água na boca", o responsável diz que, ao longo das 'Ilhas Afortunadas', as peças pirotécnicas que serão lançadas tentarão recriar "de forma estilizada", elementos que remetam para a flora e fauna da Madeira. "Assobios de pássaros, minhocas no ar, folhas de plantas e pétalas de flores, tudo para podermos fazer uma homenagem à natureza", acrescenta.

A partir do próximo dia 26 de Dezembro, começa a última fase dos preparativos, com a chegada à Região de cerca de 130 técnicos . No dia 31 de Dezembro serão cerca de 450 pessoas aquelas envolvidas no espectáculo do fim de ano, entre pessoal técnico da Macedo's, forças de segurança, empresa de catering, motoristas, etc.

A montagem dos postos nos locais iniciar-se-á na noite do dia 29 de Dezembro, com a colocação dos pontos da Avenida do Mar. Na manhã do dia 30 será colocado o 'material' nos barcos e durante esse dia serão também montados alguns postos do anfiteatro, nomeadamente aqueles que não conseguem ser preparados previamente em estaleiro. Finalmente, no dia 31 serão colocados os últimos postos.

A Macedo's Pirotecnia, que celebra este ano 75 anos, será a responsável pelos espectáculos de fim de ano em onze locais diferentes do país e também em Cabo Verde.

Mais um posto


Este ano, o fogo-de-artifício do fim de ano será lançado de um total de 39 postos (o 40º ficará no Porto Santo) colocados estrategicamente no anfiteatro da cidade do Funchal, na Avenida do Mar (oito postos) e no mar, em plataformas marítimas e barcos areeiros (seis). Relativamente ao espectáculo do ano passado haverá mais um posto de lançamento (no Regimento de Guarnição nº 3, São Martinho). Relativamente ao mapa publicado em Jornal Oficial no Verão passado, há ainda uma outra alteração: o posto que seria colocado no Estádio dos Barreiros, devido às obras em curso, transita para a Rua 4 de Abril, nas Virtudes.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos