quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Machico prevê um espectáculo de fim-de-ano com oito minutos de fogo



Data: 31-12-2009

Santana, Porto Moniz e Machico vão receber o novo ano com fogo. Para além do Funchal, são estes os únicos três concelho a apostarem num espectáculo de pirotecnia para brindar a chegada de 2010.

Nos três concelhos do Norte apenas Santana e Porto Moniz têm programas 'oficiais' de fim-de-ano e todos à responsabilidade das autarquias locais. A novidade da celebração da 'noite velha' vai para Santana. De acordo com o presidente Rui Moisés, haverá fogo-de-artíficio e um "mega-jantar de gala", seguido de um concerto musical da banda municipal. Este é um dos aperitivos que fazem parte do programa de 'reveillon' dos santanenses.

Os primeiros minutos de 2009 serão acompanhados de muita festa e animação. Além das propostas enunciadas, haverá música e discoteca até ao amanhecer.

Os serviços da autarquia estiveram durante sensivelmente duas semanas a recolherem inscrições para juntar o maior número de populares no mega-jantar. Rui Moisés confidenciou ao DIÁRIO aguardar uma forte adesão e está igualmente preparado para aumentar o espaço se assim for preciso. O repasto terá direito a concerto musical e decorrerá junto ao edifício da Câmara Municipal, numa tenda alugada para o efeito. "Se entretanto alguém, por nostalgia, pretender se deslocar ao Funchal para assistir ao espectáculo de fogo-de-artíficio e depois regressar, pode evidentemente fazê-lo. Estaremos com um programa de animação que irá pela noite dentro", garantiu o autarca.

No Porto Moniz, haverá largada de fogo assim como divertimento assegurado junto ao molhe do cais da vila. Tal como noutros anos, fica a promessa de uma passagem de ano animada, onde as barracas de comes e bebes fazem parte do cardápio municipal.

Em São Vicente, o presidente da edilidade referiu que o município não tem por hábito festejar de forma efusiva a passagem de ano. Ainda assim, garantiu que a Junta de Freguesia da Ponta Delgada prevê comemorar de forma simples a entrada no novo ano.

Machico: 8 minutos de fogo

Os machiquenses voltam a ter a possibilidade de assistir, na frente mar da cidade, a um espectáculo pirotécnico, numa iniciativa que tem vindo a ser organizada pela Câmara Municipal local. António Nóbrega, adjunto do presidente da Câmara de Machico, responsável pela organização deste evento, destaca a existência de dois postos de lançamento (no Pontão da praia de areia amarela e outro no Cais de São Roque). Emanuel Gomes lembra o sucesso de participação que a iniciativa tem tido. A autarquia volta a investir cerca de 25 mil euros neste espectáculo que será precedido de animação musical do Grupo Metamorfose, que actuará no Largo da Praça, junto à promenade da cidade. A animação deverá prolongar-se até às 2 horas da manhã de 2010.

Santa Cruz sem animação

Ao contrário do concelho congénere da zona leste da Madeira, a Câmara Municipal de Santa Cruz não programou qualquer tipo de animação nas duas cidades do concelho (Santa Cruz e Caniço). Os responsáveis desta autarquia optam por destacar as Festas de Santo Amaro entre 8 e 17 de Janeiro.

A Oeste nada de novo

A Oeste a passagem de ano não será assinalada. A proximidade do Funchal e o facto de muitos preferirem deslocar-se à capital para uma queima de fogo que é já um cartaz turístico explica a opção dos autarcas.

Assim, Calheta, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Ponta do Sol não têm agendada qualquer iniciativa para assinalar o fim de 2009 e a chegada de 2010.

Aliás, recorde-se que o presidente da Câmara da Ponta do Sol explicou, em tempos, a razão do município que dirige ter optado por não assinalar a passagem de ano.

Rui Marques foi mesmo mais longe ao assumir-se frontalmente contra os municípios que 'queimam dinheiro' na noite de São Silvestre. "Sou contra que se faça espectáculos pirotécnicos naquela noite", sustentando que "a esmagadora maioria da população que quer celebrar a Passagem de Ano vai ao Funchal". E acrescenta: "aliás a queima do fogo é uma atracção turística de nível mundial, por isso não faz sentido estar aqui a dispersar eventos, que à partida são só para meia dúzia. Para mais, actualmente toda a Ilha está perto do Funchal. Até para quem vive no Porto Moniz e em Santana, que eram os mais distantes, hoje estão a menos de uma hora do Funchal", concretizou.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos