quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Governo reforça água no concelho da Calheta

Um investimento na ordem dos 2,9 milhões de euros




As obras de melhoramento da levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo acabam de entrar na segunda fase. Esta intervenção, que representa um investimento do Governo Regional na ordem dos 2,9 milhões de euros, deverá ficar concluída em Junho de 2011. O objectivo, segundo o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, é o de melhorar o abastecimento de água nas freguesias dos Prazeres, Fajã da Ovelha, Paul do Mar e Ponta do Pargo, em especial durante o período mais crítico do Verão.



A Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Investimentos e Gestão da Água (IGA) acaba de dar seguimento à obra de recuperação da levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo. Depois de inaugurada a primeira fase, num troço compreendido entre a freguesia dos Prazeres e a Calheta, iniciou-se já a segunda fase desta intervenção, precisamente, entre os Prazeres e a Ponta do Pargo.
De acordo com o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, esta segunda fase compreende uma extensão de levada que ascende a 26 quilómetros.
A segunda fase das obras de recuperação da levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo, segundo Manuel António Correia, foi já adjudicada em finais de Outubro e representa um investimento do Executivo madeirense na ordem dos 2,9 milhões de euros. Os trabalhos, de acordo com o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, deverão ficar concluídos em Junho de 2011.
Para Manuel António Correia, «as intervenções na levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo pretendem conferir ao canal uma maior segurança em termos estruturais nas zonas onde se encontra mais degradado, reduzir significativamente as perdas de água existentes ao longo do mesmo e aumentar a capacidade de transporte do canal, com o objectivo de garantir o abastecimento de água de regadio, nas freguesias dos Prazeres, Fajã da Ovelha, Paul do Mar e Ponta do Pargo, em especial durante o período mais crítico do Verão».
Nesse sentido, o governante também considera «que as intervenções a realizar são do manifesto interesse público e assumem extrema importância para promover a melhoria das condições de adução de água de rega potável ao concelho da Calheta».
A exemplo do que já aconteceu na primeira fase, no troço compreendido entre os Prazeres e a Calheta, e «para salvaguardar os agricultores que utilizam a água do canal para rega, os trabalhos serão interrompidos no período de “giro” entre 15 de Maio de 2010 a 15 de Outubro de 2010».
Por outro lado, acrescentou ainda Manuel António Correia, «sendo esta levada um percurso pedonal de referência, e de modo a serem salvaguardas as questões de segurança, o percurso estará condicionado à passagem de público em geral, podendo até, em algumas situações, serem encerrados alguns troços do mesmo».
A obra de recuperação da levada entre a Calheta e os Prazeres, na opinião do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, «é uma infra-estrutura fundamental para a boa gestão dos recursos hídricos da Região, faz parte da aposta do Governo Regional está a fazer neste domínio prioritário».
Recorde-se que, a primeira fase da recuperação da levada entre a Calheta e a Ponta do Pargo já foi executada e envolveu a reabilitação de uma extensão superior a 12 quilómetros do canal principal, entre o sítio do Salão, na freguesia da Calheta, e a freguesia dos Prazeres. Esta obra beneficia directamente 353,7 hectares de área agrícola e 2.815 regantes.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos