quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Acordo com a Google dá a conhecer a Madeira ao mundo através da Internet

Mapas e imagens da Região na Net



A Secretaria Regional do Equipamento Social estabeleceu, através da Direcção Regional de Informação Geográfica e Ordenamento do Território, um protocolo de parceria com a Google, permitindo desta maneira a disponibilização dos dados geográficos daquela Direcção, o “Geocid”, no site GoogleMaps e no GoogleEarth.
O acordo, salienta o secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, «permite a divulgação de imagens aéreas da Madeira actuais e com maior precisão para todo o mundo». Desta maneira, «foi possível ainda colocar os mapas do Google no Geocid, permitindo assim uma maior integração com dados geográficos».
No âmbito do Geocid, existe um directório de serviços úteis da Administração Regional e Local com principais contactos, assim como um espaço de conhecimento das atribuições e competências dos referidos serviços.
Por outro lado, com base em tecnologias “Websig”, foram desenvolvidas aplicações sectoriais que oferecem um conjunto de serviços de consulta informativa dos vários instrumentos de gestão territorial, permitindo uma melhor compreensão das políticas ambientais desenvolvidas pelas regiões.
Enquadrado ainda no GEOCID, foi criado um Banco de Imagens, onde são disponibilizadas diferentes tipos de fotografias que proporcionam aos cidadãos várias perspectivas do território de diversas épocas. E também será permitido ao acesso a notícias regionais, eventos em destaque, agendas culturais e notícias das entidades envolvidas
O portal GeoCid disponibiliza, igualmente, uma série de aplicações WebGis, colocando ao serviço dos cidadãos informação geográfica de base, como toponímia de ruas e lugares, hidrografia e rede viária e informação estatística, política e administrativa, «constituindo, assim um valioso instrumento para a gestão do dia-a-dia profissional e privado, através de um interface simples de fácil e intuitiva utilização».

Mapas turísticos
e políticos


Entre as aplicações de mapas a criar, teremos os mapas turísticos: mapa dos centros urbanos com informação sobre toponímia de ruas e visualização sobre fotografia aérea. Permitirão a pesquisa e localização de ruas, o cálculo de áreas e distâncias;
Isto para além da disponibilização da localização de pontos de interesse de 50 temas diferentes, entre eles: associações, bancos, bibliotecas, bombas de gasolina, escolas, centros comerciais, correios, farmácias, jardins, portos e marinas, restaurantes, entre outros. Serão ainda postos ao dispor mais de 3200 pontos de interesse localizados sobre mapas da região e será permitida a pesquisa por toponímia de lugares.
Também haverá mapas políticos (mapas temáticos com base nos resultados eleitorais de várias épocas eleitorais), estatísticos (mapas temáticos com base no banco de dados de informação estatística referentes a várias épocas temporais, permitindo o cruzamento dos dados com possibilidade de criar mapas, quadros e gráficos com a evolução das variáveis requeridas) e administrativos (mapas temáticos com base nas diferentes divisões administrativas existentes nas Regiões).
Outra rubrica a disponibilizar será “Um Monumento a Visitar “, que inclui a descrição e localização dos vários monumentos e locais a visitar, como Igrejas, Museus, Teatros, entre outros edifícios de interesse.
«É, portanto, mais um projecto que vai no sentido de contribuir para que a Região dê mais um passo no sentido da Sociedade da Informação, dando resposta às necessidades e expectativas das entidades envolvidas no projecto, bem como dos cidadãos em geral, colocando as tecnologias da informação e comunicação ao serviço do desenvolvimento económico e social da Madeira e, sobretudo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos», reforçou o secretário regional.

Acesso generalizado à informação

A Secretaria Regional do Equipamento Social sublinha que o sítio da internet www.geocidmadeira.com veio culminar na implementação de normas europeias, «consubstanciando-se sob a forma de um portal de acesso aos dados espaciais, integrador de um conjunto informação geográfica em formato digital, produzido pela Administração Regional e Local».
Desta forma, concretizam-se os seguintes princípios da medida do projecto de iniciativas comunitárias e-Governo em que se enquadra: promover a divulgação e o acesso generalizado e massivo à informação geográfica; garantir a disponibilização livre e gratuita da informação com estatuto de cidadania;, promover projectos de inovação tecnológica destinados à melhoria do acesso à informação.
Refira-se ainda que os sítios de internet das Administrações Regionais e Locais irão ter acesso ao link directo dos mapas do GeoCid, integrando assim a rede de IG de base pública.
Sendo este portal regional, será actualizado em tempo real e poderão ser acrescentados novos temas e dados geográficos adaptados a cada situação e serviço.
Os parceiros deste projecto irão beneficiar das seguintes mais-valias: prestígio e destaque para os seus serviços; possibilidade de gerir a imagem da sua entidade; promoção na internet fixa e móvel; oferta de relatório de informação geográfica; usufruto dos conteúdos do GeoCid; introdução remota de informação; manutenção permanente da informação; integração de novos temas de interesse para os parceiros.
Um projecto com estas características deverá necessariamente envolver também as gerações mais novas, incluindo valências pedagógicas na disponibilização de IG. Pretende-se efectuar a transmissão de conhecimentos sobre geografia do nosso território de uma forma atractiva e eficaz, em particular para os mais jovens, pelo que se desenvolveram jogos didácticos incluídos no sítio do GeoCid. Estão ainda em desenvolvimento novas ferramentas de apoio aos professores de modo a serem utilizadas TICs na área de IG ao serviço da comunidade educativa.
De modo a reduzir custos de implementação e manutenção, toda a tecnologia utilizada é baseada em software código aberto (Open Source). Ou seja, todas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do sítio carecem de licenciamento de manutenção de softwares proprietário, eliminando assim os custos de manutenção.

Governo aposta forte na informação geográfica

A A Secretaria Regional do Equipamento Social, através da Direcção Regional de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (DRIGOT), já tem ao serviço dos cidadãos um portal para a divulgação de informação geográfica de interesse público e privado e para a promoção dos serviços da Administração Regional e Local.
De acordo com o secretário regional do Equipamento Social, Luís Santos Costa, o conhecimento científico e tecnológico constitui-se, hoje, como uma importante chave na criação das condições essenciais para uma maior eficiência e eficácia na gestão do território, pelo que o Governo Regional da Madeira tem vindo, ao longo dos últimos anos, a realizar um significativo esforço de investimento no domínio da Informação Geográfica, representando esta um papel central no Programa do Governo para uma Região mais desenvolvida, mais moderna e mais inteligente.
«O GeoCid sintetiza esse esforço. Ao disponibilizar, de uma forma rápida, eficaz e generalizada, informação georreferenciada, o site da DRIGOT constitui-se como um vector chave para a modernização administrativa e para a desburocratização de processos e procedimentos, em virtude de ser um sistema utilizado pela Administração Pública e Sociedade Civil para os mais diversos fins», realçou o governante.
O novo portal está coerente com a directiva europeia INSPIRE, que pretende promover a disponibilização de informação de natureza espacial, utilizável na formulação, implementação e avaliação das políticas ambientais da União Europeia e de interesse para o cidadão no desenvolvimento das suas actividades profissionais e pessoais, assim como na esfera educativa, rentabilizando todo o potencial informativo existente nos diversos serviços da Administração Regional e Local, nem sempre devidamente partilhado com a sociedade.
A directiva obriga, desta forma, os Estados Membros a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (por exemplo, informação sobre os dados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados).
Desta forma, a directiva deverá trazer aos cidadãos europeus a possibilidade de facilmente encontrarem, através da Internet, informação útil nas diversas áreas temáticas, permitindo a partilha de dados entre as instituições participantes com a principal finalidade de as disponibilizar gratuitamente aos cidadãos.

Programa divulga informação estatística

O projecto Geocid inclui um observatório estatístico, que destina-se à disponibilização de informação de natureza administrativa, política e socioeconómica, fornecida por todas as entidades produtoras parceiras/intervenientes no projecto, que permitirão aos cidadãos gerar on-line comparações, rankings, tabelas e mapas temáticos.
Esta informação será disponibilizada através de aplicações inovadoras de exploração e consulta deste banco de dados, que contém funcionalidades de pesquisa de informação relativa a determinada área geográfica, de produção de mapas temáticos à medida de cada utilizador e de quadros resumo da informação estatística, permitindo a impressão destes documentos.
Todos estes elementos informativos, gerados on-line, serão alvo de livre utilização pelo público, uma vez que o objectivo do GEOCID é difundir informação para a cidadania.
O GeoCid disponibiliza, também, aos cidadãos um Guia Turístico Digital que tem por objectivo reunir um vasto conjunto de informação georreferenciada, possibilitando ao cibernauta a realização de uma viagem virtual pelo território da Madeira, conhecendo as suas valências e especificidades, com objectivo de criar rotas turísticas, conciliando e cruzando diversas variáveis.

A directiva da União Europeia obriga, desta forma, os Estados Membros a gerirem e a disponibilizarem os dados e os serviços de informação geográfica (IG) de acordo com princípios e regras comuns (por exemplo, informação sobre os dados, interoperabilidade de dados e serviços, utilização de serviços de IG, princípios de acesso e partilha de dados).


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos