terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Melhor golo de 2009 é Madeirense


Messi vence mas a 'obra-prima' foi de CR9
Data: 22-12-2009

O madeirense Cristiano Ronaldo conseguiu o terceiro pódio consecutivo no prémio de melhor jogador do ano da FIFA, ao ser segundo, atrás do argentino Messi, depois da vitória do ano passado e do terceiro posto de 2007.

O agora jogador do Real Madrid somou 352 pontos, ficando a longa distância (721 pontos) do jogador do FC Barcelona (1073), quando em 2008 tinha ganho ao argentino, segundo em 2007 e 2008, por apenas 257 pontos (935 contra 678).

O madeirense torna-se, assim, o primeiro jogador português a ficar três vezes no pódio, superando o registo de Figo, que venceu o prémio em 2001, depois de ter sido segundo colocado em 2000.

O último lugar do pódio foi ocupado pelo médio Xavi, do FC Barcelona, que somou 196 pontos, mais seis do que o brasileiro Kaká, do Real Madrid, que já ganhou o prémio, em 2007, e foi agora o quarto colocado.

O quinto posto, de um prémio instituído em 1991 e para o qual votam os treinadores e 'capitães' de todas as selecções do Mundo, foi ocupado por outro jogador do FC Barcelona, o médio Andrés Iniesta, com 134 pontos. O título de Lionel Messi era previsível tendo em conta a hegemonia do Barcelona no ano findo. Segundo em 2007 e no ano passado, Messi foi a grande figura dos 'blaugruna, que conquistou seis troféus, o Mundial de clubes, a Supertaça europeia e a Supertaça espanhola, já esta época, e a Liga dos Campeões, a Liga espanhola e a Taça do Rei, em 2008/2009. Ganhou tudo o que havia para ganhar.

Bomba no Dragão

Mas CR9 teve direito a um género de prémio de compensação... Além de ter sido eleito o segundo melhor jogador do ano, Cristiano Ronaldo viu ainda o seu golo marcado ao FC Porto, no Dragão, na edição transacta da Liga dos Campeões, ser eleito como o melhor do ano, o que lhe valeu conquistar a primeira edição do prémio Puskas.

Brasileira Marta fez o tetra

Por seu lado, a brasileira Marta foi eleita pela quarta vez consecutiva como a melhor jogadora do ano. A brasileira é, de facto, um fenómeno no futebol feminino e a FIFA tem reconhecido isso mesmo de forma sucessiva. Referência ainda para o inglês Bobby Robson, ex-treinador de Sporting e FC Porto, que foi galardoado, a título póstumo, com o prémio fair play.

Messi: "É uma honra"

"O reconhecimento é muito bonito e vem de colegas e treinadores, obrigado a todos e isso torna-o ainda mais importante. O facto de ser o primeiro argentino a conseguir também é uma grande honra. Quero compartilhar este prémio também com os meus companheiros. Esta é a melhor maneira de terminar este ano magnífico para o Barcelona. Acho que qualquer dos meus companheiros do Barcelona podia ganhar".

Declarações à FIFA
Cristiano Ronaldo quer ganhar tudo em 2010


Cristiano Ronaldo mostrou-se muito satisfeito com a conquista do 'Troféu Puskas' que premiou pela primeira vez o golo mais bonito da temporada. "Foi inacreditável! Se você me perguntar como fazer para marcar um golo daqueles, eu digo que não sei. É só chutar forte e ver ela bater na rede", brincou.

Em entrevista ao site da FIFA, Ronaldo abordou também o Mundial 2010, reconhecendo que o grupo de Portugal "é muito difícil". "Costa do Marfim, Brasil e Coreia do Norte são todas equipas muito boas. Mas não vale a pensa lamentar nada. Agora temos que chegar lá e mostrar o nosso futebol, como fizemos nos últimos jogos da selecção", argumentou, admitindo que a fase de qualificação foi "muito díficil".

Ronaldo, que nunca esteve na África do Sul, diz não estar preocupado com o previsível mediatismo que deve merecer no Mundial e até acha que "vai ser muito bom", pedindo o "apoio dos portugueses que vivem na África do Sul" para que Portugal "faça um bom Mundial e chegue o mais longe possível." CR9 elogiou muito o seleccionador Carlos Queiroz, "um grande treinador e uma grande pessoa" e espera ganhar em 2010 "aquilo que for possível". "O Real Madrid tem uma excelente equipa e tem que lutar pelos maiores títulos. O Mundial é uma tarefa mais difícil, mas também tenho esperança".



DN Madeira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos