quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Tudo se encaminha para uma grande festa de fim-de-ano

Conceição Estudante diz que seria preciso haver uma situação perfeitamente calamitosa em termos do momento em que o fogo tivesse que ser disparado para que ele não viesse acontecer»






Conceição Estudante está convicta de que a noite de fim-de-ano vai decorrer dentro daquilo que se pretende, ou seja, uma grande festa de recepção ao novo ano. A acontecerem as melhorias do tempo previstas para o fim do dia de hoje, a secretária regional do turismo e Transportes mostra-se confiante em boas taxas de ocupação.
«A observação que podemos fazer nas ruas do Funchal, nos últimos dias, e o contacto que foi feito na terça-feira com a hotelaria para a última sondagem permite-nos manter os números que estavam inicialmente previstos, ou seja, de 90 por cento de ocupação, numa percentagem até acima daquela que foi apurada em relação ao ano passado», disse ontem a secretária, à saída da reunião do Executivo, na Quinta Vigia.
Salientou que o mercado continental foi uma aposta muito forte, não só para todo o ano mas também em particular para o fim-de-ano, embora esta seja uma situação já tradicional nesta época. «Neste momento, temos uma representação bem diversificada de todos os mercados. Desde o português, muitos britânicos, alemães, muitos franceses, alguns espanhóis e de outras nacionalidades que são igualmente tradicionais no período de inverno, nomeadamente, escandinavos e austríacos. Basta andarmos por aí e ouvirmos as línguas que se vão falando», destacou. A estes, há ainda a acrescentar «uma percentagem elevada daqueles que vêm pelo período de uma semana ou mais vindos, de países estrangeiros no início da semana, nomeadamente, segunda-feira, e que acabou por funcionar com, normalidade, apesar das dificuldades que nesse dia o aeroporto experimentou».
Conceição Estudante assegura também não ter informações sobre cancelamentos. «O que tenho informação é de que o aeroporto está a funcionar com normalidade. Aliás, a informação que tenho é que os passageiros que, de alguma maneira, nestes últimos dias, tiveram atrasos foram todos encaminhados para novos voos e presumo que aquilo que estava previsto acontecer em matéria de chegadas continua a acontecer», acentuou a governante pela pasta do turismo, que acrescenta que ao longo dos últimas horas, «as informações que procuramos passar, sobretudo, para o continente português, é de que de facto o tempo está a experimentar melhorias e que no fim-do-ano tudo se encaminha para que o espectáculo se faça com toda a normalidade».
Em termos de montagem do espectáculo e plano de segurança, assegurou também que está tudo a decorrer dentro daquilo que é o previsto. «Felizmente, para nós, e nos últimos anos, com a evolução no que diz respeito à forma de montar e executar um espectáculo pirotécnico, a tecnologia disponível dá-nos um conforto muito maior do que dava em anos anteriores em que as condições climatéricas tinham uma influência muito superior àquela que tem hoje em dia. Ou seja, hoje, era preciso que de facto houvesse uma situação perfeitamente calamitosa em termos do momento em que o fogo tivesse que ser disparado para que ele não viesse acontecer», explicou.
Quanto à escala de paquetes, o vento está a rodar para noroeste, mantendo-se nessa direcção nas próximas horas. Situação que vai facilitar a operação portuária. «Temos seis barcos confirmados, em princípio, e acreditamos que outros que não estão escalados para o porto do Funchal mas que se aproximam normalmente para ver o espectáculo, o vão fazer nas mesmas condições de normalidade», concluiu.

Mau tempo causou alguns cancelamentos

O mau tempo que se tem feito sentir na Região nos últimos dias levou a que tivessem ocorrido alguns cancelamentos de estadias em alguns hotéis para este Fim-de-Ano.
Isso mesmo afirmou ao JM o responsável pela Mesa de Hotelaria da Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF). De acordo com André Barreto, também ele hoteleiro, as más condições climatéricas causaram alguns cancelamentos, não só no caso da sua unidade, como também noutros hotéis, isto a avaliar pelas conversas informais que tem tido com outros profissionais do ramo. Nalguns casos, esta situação ocorreu porque os voos foram cancelados, ou porque sabendo da perspectiva de mau tempo, alguns turistas optaram por cancelar a viagem. «Tive aqui duas situações de pessoas que foram parar a Tenerife e, chegando a Tenerife, com a perspectiva de mau tempo cá, entenderam que não queriam vir e cancelaram a sua viagem», referiu.
Ainda assim, André Barreto, frisando não ter números oficiais, mas sim a percepção de acordo com as conversas informais com alguns colegas, adianta que a taxa de ocupação deverá estar «abaixo do que é normal nesta altura do ano» («penso que andaremos na casa dos 70 e muitos por cento», disse), situação que, aponta, tem a ver com a «crise que se vive nos países geradores de turistas».
De referir que, tal como já vem sendo hábito, a maioria dos turistas que visitam a Madeira nesta altura são ingleses, alemães e portugueses. As estadias são sensivelmente entre os dias 28 de Dezembro e 2 de Janeiro, com um pico mais acentuado entre o dia 30 e o dia 1. Segundo referiu, no dia 30 ainda há muitas pessoas a chegar. O mercado português, por exemplo, opta por este tipo de estadias.

Seis paquetes trazem 10 mil turistas para assistir ao maior cartaz

Seis navios de cruzeiro vão “enfeitar” a baía do Funchal ao longo do dia de hoje, tendo a bordo cerca de 10 mil passageiros, para assistir ao espectáculo pirotécnico de fim-de-ano, o maior cartaz turístico da Madeira que, recorde-se, em 2006/2007 recebeu o título de "maior espectáculo pirotécnico do mundo”.
Nesta noite, quatro paquetes vão ficar atracados no porto e outros ficarão fundeados na baía, “aguardando saídas de navios para entrar”. “Boudicca”, “Amadea”, “AidaLuna”, “Oriana”, “Queen Victoria” e Saga Ruby" são os cruzeiros com presença confirmada no Funchal na última noite do ano na capital madeirense. O primeiro a chegar foi o “AidaLuna”, ontem, cerca das 12:30 horas. Logo de manhã, estava prevista a chegada do “Queen Victoria”, que não se concretizou, devido ao mau tempo. Fá-lo-á apenas hoje, pelas 7 horas.
Entretanto, nos dias 31 de Dezembro e 1 de Janeiro estará interdita, por razões de segurança determinadas a nível internacional, a circulação de pessoas e viaturas não autorizadas no porto do Funchal. “Estamos em crer que este ano, à semelhança dos outros anos, o Funchal terá casa cheia, com muito movimento quer na cidade quer no porto, tudo provocado pelo acréscimo de navios que se tem verificado ao longo deste ano. A situação está bem composta”, disse à Lusa o responsável pela Administração dos Portos da Região, Bruno Freitas.
Referiu que todos os anos, além dos navios com escalas confirmadas no porto do Funchal, é costume “alguns alterarem a sua rota e passarem pelo anfiteatro para assistir ao fogo-de-artifício”.
Sobre a eventual falta de espaço para responder aos pedidos nesta altura, Bruno Freitas argumenta que o principal problema é a sazonalidade da infra-estrutura portuária da ilha da Madeira, admitindo que quando há uma grande concentração de escalas no mesmo dia é necessário considerar a possibilidade de “rejeitar algumas”.
Este ano o porto do Funchal registou a visita de cerca de 300 cruzeiros.

Televisão da Estónia vem filmar o “fogo”



No Aeroporto da Madeira, estão previstos para hoje 63 movimentos, ou seja, 32 chegadas e 31 partidas, estimando-se em 4.800 o número de passageiros com destino à Região. Já no novo ano, para o dia 1 de Janeiro, estão previstas 28 chegadas e 32 partidas, sendo que a 2 de Janeiro estão agendadas 48 chegadas e 48 partidas. No dia 3, registam-se 53 chegadas e 53 partidas, enquanto que no dia 4 haverá 57 chegadas e 57 partidas. Por fim, no dia 5 de Janeiro, serão 28 as chegadas e 32 as partidas. Entre os dias 29 de Dezembro e 5 de Janeiro, serão 652 os movimentos, o que dá 326 aviões.
Entretanto, chegam hoje à Madeira algumas personalidades VIP para assistir ao espectáculo de fim-do-ano, a convite da Secretaria. Este ano vão estar presentes na passagem de ano os actores portugueses José Carlos Pereira e ainda Gustavo Vargas (ambos participaram na novela “Feitiço de amor” da TVI), assim como o fadista Francisco Pereira, acompanhado da esposa Joana Cardoso e dos dois filhos. Presentes vão estar também repórteres das revistas VIP, TV 7 dias e ainda Lux. Fruto da semana da Madeira realizada naquele país, está também confirmada a vinda à Região de uma equipa de televisão da Estónia, assim como de uma equipa de reportagem de um jornal líder de mercado para acompanhar o fogo.
Entretanto, no mar, o “Lobo Marinho” deverá retomar, hoje, as ligações com o Porto Santo, dado que há alterações na direcção do vento. A viagem de ida acontecerá às 8 da manhã, com 52 passageiros a bordo, sendo que o regresso está marcado para o meio-dia, com 115 pessoas. O navio para na sexta-feira, dia 1, regressando a 2 às ligações.



DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos