terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Mau tempo decepa dragoeiros

Únicos exemplares em habitat natural perderam algumas pernadas
Data: 22-12-2009



Os únicos dois dragoeiros existentes na Região em estado 'selvagem', localizados na falésia do vale sobranceiro à vila da Ribeira Brava, também sofreram com o mau tempo.

Provavelmente devido ao vendaval que deixou marcas de destruição na passada terça-feira, estes dois exemplares que resistem em meio natural sem interferência humana, apresentam agora lesões provocadas pelo mau tempo, tendo os mesmos ficado decepados de algumas pernadas, particularmente o exemplar que está localizado na cota mais baixa.

Devido à raridade que esta planta endémica da Macaronésia representa para a Região, uma vez que enfrenta sérios riscos de extinção no seu habitat natural, as pernadas que haviam caído, foram já recolhidas e enviadas para o Jardim Botânico, onde serão alvo de um processo tendo em vista o seu enraizamento. O director regional de Florestas acredita nesta tentativa de 'reprodução' da espécie. "Existe uma forte probabilidade de êxito", admitiu Rocha da Silva.

O governante informou ainda que esta semana os serviços por si tutelados levarão a cabo uma vistoria pormenorizada, a ser desenvolvida por uma equipa de montanhismo, que irá avaliar ao longo do acidentado do terreno, a eventual existência de mais pernadas destes dois exemplares únicos na Região.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos