Únicos exemplares em habitat natural perderam algumas pernadas
Data: 22-12-2009
Os únicos dois dragoeiros existentes na Região em estado 'selvagem', localizados na falésia do vale sobranceiro à vila da Ribeira Brava, também sofreram com o mau tempo.
Provavelmente devido ao vendaval que deixou marcas de destruição na passada terça-feira, estes dois exemplares que resistem em meio natural sem interferência humana, apresentam agora lesões provocadas pelo mau tempo, tendo os mesmos ficado decepados de algumas pernadas, particularmente o exemplar que está localizado na cota mais baixa.
Devido à raridade que esta planta endémica da Macaronésia representa para a Região, uma vez que enfrenta sérios riscos de extinção no seu habitat natural, as pernadas que haviam caído, foram já recolhidas e enviadas para o Jardim Botânico, onde serão alvo de um processo tendo em vista o seu enraizamento. O director regional de Florestas acredita nesta tentativa de 'reprodução' da espécie. "Existe uma forte probabilidade de êxito", admitiu Rocha da Silva.
O governante informou ainda que esta semana os serviços por si tutelados levarão a cabo uma vistoria pormenorizada, a ser desenvolvida por uma equipa de montanhismo, que irá avaliar ao longo do acidentado do terreno, a eventual existência de mais pernadas destes dois exemplares únicos na Região.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos