quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Gigantes da Costa Crociere registados no MAR

MAIOR COMPANHIA DA EUROPA DE CRUZEIROS JÁ TEM 5 NAVIOS REGISTADOS NO MAR.
Data: 17-12-2009



(Grand Mistral)

O Registo Internacional de Navios da Madeira viveu ontem um dia histórico, com o registo de três grandes paquetes da Costa Crociere, a maior companhia de cruzeiros da Europa e um gigante à escala mundial.

Os registos dos navios 'Grand Holiday', 'Grand Voyager' e 'Grand Mistral' - que se juntam ao 'Grand Celebration' e ao 'Costa Pacífico', este temporariamente a arvorar bandeira italiana - faz com que a frota da Costa Crociere registada no MAR atinja os cinco navios, coroando com êxito um conjunto de acções promocionais realizadas pela SDM.

No começo de 2008, após os contactos iniciais da SDM com a CONFITARMA e representantes do armador, estes deslocaram-se à Madeira para proceder à constituição da sociedade que gere a frota de navios agora registada no MAR, com a Grand Celebration Sociedade Unipessoal Lda a montar escritório na cidade do Funchal, onde procede já ao recrutamento de uma equipa de profissionais.

O registo destes paquetes reveste-se de grande importância para a Madeira, já que para além dos 100 mil euros de taxas pagas no acto da inscrição, bem como os cerca de 50 mil que anualmente terão de pagar, estes navios com grande capacidade de transporte de turistas geram milhões de euros de receitas por ano que beneficiam a Região com receita do IVA sobre todas as actividades não conexas com o objecto do 'shipping' - alojamento e restauração, sobretudo - como neste caso os lucros da empresa que gere os paquetes a partir do Funchal vão ser tributados em sede IRC.

Sobre os navios agora registados, refira-se que 'Grand Voyager' tem 161,5 metros de comprimento, 25,590 de boca e 7,25 de calado e uma arqueação bruta de 24.391 toneladas.

Já o 'Grand Mistral' tem 187 metros e comprimento, 28,82 de boca, 6,85 de calado e uma arqueação brita de 48.200 toneladas. Quanto ao 'Grand Holiday', este tem 46.052 toneladas de arqueação bruta, tendo 187,92 metros de comprimento, 28 de boca e 7,76 de calado.

Os quatros navios da 'Costa' com a bandeira de Portugal à popa e o nome da Madeira oferecem 6.282 lugares, inscrevendo 2.194 tripulantes.

Sobre a Costa Crociere, refira-se que é o maior grupo italiano de turismo, com sede em Génova. Integrando as marcas Aida Cruises e Ibericruceros, a frota integra 23 navios, tendo outros 10 sob encomenda, num processo de crescimento iniciado em 2000 e que prevê o investimento de 5,5 biliões de euros em 13 anos.

Líder na Europa, os seus navios oferecem mais de 50 mil camas, tendo transportado o ano passado 1,2 milhões de passageiros. Representada em 16 países diferentes, trabalhando com 65 mil agências em todo o mundo, dando emprego a 14 mil profissionais embarcados e mil em terra, vindos de 80 países diferentes, o Grupo Costa Crociere S.p.A. registou um volume de vendas de 2,35 mil milhões de euros e um lucro de 50 milhões de euros o ano passado.

MÉRITO DO MAR

A criação do Registo Internacional de Navios da Madeira e a sua inserção no âmbito do CINM tem gerado benefícios, directos e indirectos, para a economia regional, não só através da criação de postos de trabalho qualificados e de novas oportunidades de prestação de serviços, como nas receitas que gera. Nos últimos cinco anos, a SDM realizou mais de 30 viagens promocionais, que contemplaram mais de 20 cidades tradicionalmente ligadas ao sector marítimo, colhendo nesta altura os resultados desse seu investimento. O MAR tem neste momento 240 registos, dos quais 15 são de paquetes. São 4.230 os tripulantes, dos quais 350 são portugueses.


DN Madeira

2 comentários:

Não serão aceites comentarios de anonimos