quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Laurissilva brilha nos céus do Funchal

Espectáculo de passagem de ano em homenagem à nossa Floresta







Se a Floresta Laurissilva já é conhecida por ter a sua maior expressão nas zonas altas da Madeira, logo à noite vai estar bem mais acima. Quando forem 00h00, os céus do Funchal vão encher-se de cor e magia num grandioso espectáculo pirotécnico de passagem de ano que irá homenagear «a maior mancha de Floresta Laurissilva que existe na face da terra, que é aqui na Madeira».
Este ano, o espectáculo de fogo-de-artifício, que volta a ser apresentado pela empresa Macedo’s Pirotecnia, é subordinado ao tema “Ilhas Afortunadas”. De acordo com Carlos Macedo, responsável pela referida empresa, aos céus do Funchal «vai subir a ideia da Laurissilva», pois «a inspiração foi na Floresta Laurissilva».
Tal como afirmou ao JM este responsável, «estamos numa onda de protecção do ambiente e da Natureza» e «não fica mal à pirotecnia fazer um bocadinho essa apologia». Como tal, acrescentou, «aproveitamos a dica de se iniciar o Ano Internacional da Biodiversidade para fazer uma homenagem à maior mancha de Floresta Laurissilva que existe na face da terra, que é aqui na Madeira».
Ao todo serão 97.172 disparos, distribuídos por 39 postos, que ao longo de oito minutos prometem encantar os madeirenses e os vários milhares de turistas que nos visitam nesta altura. Tal como já havia adiantado ao JM Carlos Macedo, este será um espectáculo muito colorido e ruidoso, com figuras e efeitos ligados à natureza e à fauna. Serão várias as cores que irão dar corpo ao projecto, entre as quais o verde, o laranja o violeta e o branco, que coexistirão com várias sonoridades, tais como os assobios, os silvos e os estalidos.
Ontem, o dia era de uma grande azáfama na colocação dos postos de lançamento de fogo. Na pausa para o almoço, Carlos Macedo falou à nossa reportagem e afirmou que se tudo correr conforme o programado os madeirenses e turistas «podem esperar um espectáculo melhor que o do ano passado». Tal como salientou, «apostámos na diversidade de efeitos, na potência e na apoteose que os madeirenses tanto apreciam», pelo que «temos preparado um espectáculo que vai superar o do ano passado».
Este responsável lembra que a Madeira continua a figurar no Guiness com o maior espectáculo de fogo-de-artifício do mundo.
O nosso interlocutor diz esperar que o tempo melhore, «para bem do espectáculo e para bem da assistência que é fundamental num espectáculo de pirotecnia». É que, frisa, «quanto maior for o número de espectadores, mais grandioso é o espectáculo».
Instado a apontar de que sítios é que o espectáculo poderá ser melhor contemplado, afirmou que «se todos os madeirenses pudessem escolher, aconselhava o mar». No entanto, como tal não é possível, apontou as zonas intermédias e a Avenida do Mar. «Não estando as pessoas nos pontos mais altos, não estão sujeitas a que esta humidade prenda o fumo e lhes tape a vista, porque esta humidade a manter-se vai provocar retenção de fumo e com essa retenção de fumo quem estiver mais alto vai ter mais dificuldades em ver», disse, esperando «que a chuva pare e que continue algum vento e aí teremos um espectáculo excelente».
Refira-se que os postos de lançamento de fogo começaram a ser instalados na noite de terça para quarta na Avenida do Mar. As areeiras, que estavam previstas começarem a ser carregadas ontem de manhã, estavam previstas para o ser ontem à tarde, altura em que se esperavam melhorias no estado do mar. A colocação dos postos de fogo e do material pirotécnico estava, aliás, a decorrer em vários locais do anfiteatro do Funchal, sendo que havia operações que só serão feitas ao longo do dia de hoje, nomeadamente a colocação de equipamentos electrónicos e as consolas de disparo.
Aos madeirenses e turistas, resta agora esperar pelas “12 badaladas” e... desfrutar do espectáculo.


Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos