quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Missa do Galo inicia a “Festa”







Celebrada à meia noite a Missa da vigília de Natal ficou conhecida como Missa do Galo, expressão que é específica dos países latinos e deriva da lenda que aponta ter sido a única vez que um galo cantou durante a celebração daquela cerimónia litúrgica.
Uma outra lenda, de origem espanhola, conta que antes da meia noite de 24 de Dezembro, cada lavrador da província de Toledo, em Espanha, matava um galo, em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus, por ocasião da sua morte. A ave era depois levada para a igreja a fim de ser oferecida aos pobres, que viam assim, o seu Natal melhorado. Era costume em algumas aldeias espanholas e portuguesas, levar o galo para a igreja para este cantar durante a missa, significando isto um prenúncio de boas colheitas.
Actualmente a celebração da Missa do Galo na Madeira e Porto Santo tem horários diversificados, motivados pela circunstância de muitos padres terem a seu cargo mais do que uma paróquia. Mas para fazer festa a hora em que se conclui aquela celebração não é o mais importante.
Os convívios que se seguem nos adros e nas casas são marcados pelas canções tradicionais desta época e pelos doces, broas, bolos e licores.
Muitas pessoas do Porto Moniz, Santa e Achadas da Cruz têm o costume de participar nas Missas do Galo que são celebradas nas respectivas igrejas em horas diferentes e depois vão convivendo em cada um destas localidades.
Na Calheta, terminada a Missa do Galo, este ano celebrada à uma hora da madrugada haverá muita animação no adro e também junto ao presépio de grandes dimensões colocado no centro daquela vila.
A Camacha mantém a tradição da denominada entrada dos pastores que é feita após a Missa do Galo e na qual se integra elementos dos Grupos de Folclore. Entretanto hoje às 22h30 a Banda Paroquial da Camacha realizará um concerto de Natal.
Na celebração da Missa que se iniciará à meia noite inclui-se a Anunciação do Menino Jesus, auto feito por várias crianças
Uma actividade única na Madeira é a «Pensação do Menino» que se realiza durante a Missa do Galo na igreja de Boaventura. Esta antiga tradição madeirense consiste na lavagem da Imagem do Menino Jesus seguindo ritos próprios. As romagens de Natal que se efectuam após aquela missa são também um dos momentos mais aguardados pelos paroquianos e por muitas pessoas que ali se deslocam de propósito para escutarem as canções, muitas delas com letras e músicas originais.
Em Santana as romagens da Noite de Natal revelam muita criatividade da parte dos seus intervenientes. Ao longo de muitas semanas os cânticos são ensaiados em casas particulares tendo os seus interpretes o cuidado de não divulgar o conteúdo das músicas e letras para que o efeito surpresa seja maior naquela noite tão especial.
A freguesia de Câmara de Lobos também se empenha na Noite de Natal com a realização das «romagens» em cada uma das suas três paróquias e com a animação nos adros e outras zonas.
Com muita animação a freguesia do Curral das Freiras assinala este tempo. Na Missa do Galo as romagens, com letras originais, são um dos motivos que levam muita gente até àquela localidade.
Assim se mantêm as tradições na nosa terra.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos