segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cerca de 500 pessoas cantaram em Santa Cruz

Na noite de sábado para domingo









A noite do Mercado de Santa Cruz foi um ensaio para a noite do Mercado do Funchal, onde a Confraria de Cantares actua na Praça do Peixe. O Jornal da Madeira associa-se a esta iniciativa e, na sua edição do dia 23, vai publicar letras de cânticos para serem interpretadas nessa noite.
Santa Cruz viveu, de sábado para domingo, uma noite muito animada, de confraternização natalícia. A sua “Noite do Mercado” foi animada pela Confraria de Cantares, da qual faz parte o presidente da autarquia.
Em declarações ao Jornal da Madeira, José Alberto Gonçalves, que ontem pelas 12 horas, estava ainda de “directa”, disse que a iniciativa correu «muito bem. Foi excelente». Tanto que, depois dos cantares no mercado, que mereceu a presença de cerca de 500 pessoas, que participaram nos cânticos, muitos dos presentes foram para a Camacha, freguesia que realizava a sua “Noite Branca».
Ali, houve também muitos cantares de Natal e actuações de grupos de folclore e de música tradicional. Pelas 4 h 30, «as barracas ainda estava animadas», referiu o autarca. Depois, o grupo, incluindo o nosso interlocutor, esperaram para a Missa do Parto, «que foi muito concorrida e animada», sublinhou.
«Foi excelente. É isso que nós pretendemos: que seja um Natal muito participado, muito animado, que se sinta uma boa energia no ar, que as pessoas estejam juntas, em harmonia, porque o Natal é exactamente isso. É altura de paz, de alegria e concórdia», enalteceu o autarca.
Referindo que a tradição, de há vários anos a esta parte, é que o grupo da Confraria ensaie para a noite do Mercado no Funchal, no domingo anterior ao dia 23, e toma o pequeno almoço na sua casa, reunindo cerca de 50 pessoas, José Alberto Gonçalves disse-nos que o Natal é vivido com muito entusiasmo.
Na noite do Mercado de Santa Cruz, o autarca estava satisfeito com a adesão de madeirenses, muitos emigrantes e turistas. Estes últimos estavam a demonstrar «adorar» a iniciativa, uma vez que participaram nos cânticos em inglês e francês que a confraria interpretava. «Pensávamos que o mercado ia receber à volta de 120 pessoas, por isso mandamos fazer 150 cópias das letras das canções». Mas foram muitas mais e houve partilha de papéis, para que todos participassem.
Para além disso, «os comerciantes aderiram a manter o comércio aberto, com espaços para venda de ponchas, sumos e bebidas alusivas a esta época de Natal, o que deu uma dinâmica diferente ao próprio mercado».
Com essa noite a servir também de ensaio para a noite do Mercado, na Praça do Peixe do Funchal, José Alberto Gonçalves está convicto que no dia 23, haverá muitas pessoas a participarem neste momento, que terá início às 23 horas. «Está tudo afinadinho para arrancarmos, a essa hora, com os cantares, para estarmos no ar e no mundo», disse numa alusão à transmissão televisiva da festa.
É de salientar que o Jornal da Madeira se associa aos Cantares da noite do Mercado. Na sua edição do dia 23, o JM vai publicar letras de cânticos que serão interpretados na Praça do Peixe, para que os madeirenses possam acompanhar e cantar juntamente com a Confraria de Cantares e seus amigos.






Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos