quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Segurança apertada






Está tudo preparado para o espectáculo pirotécnico desta noite. "Ilhas Afortunadas" vêm com prenúncio de bom tempo e muita segurança
Data: 31-12-2009

A partir das primeiras horas desta manhã começarão a ser instalados os últimos postos de lançamento de fogo para o espectáculo pirotécnico desta noite.

Depois de ao final da tarde de ontem terem sido carregados, no Porto Novo, os areeiros que constituirão hoje os seis postos de lançamento no mar, hoje restam apenas aqueles pontos que por ficarem localizados em vias de circulação ou parques de estacionamento, só podem ser colocados no dia do evento. Carlos Macedo, da Macedo's Pirotecnia (empresa responsável pelo espectáculo) está confiante de que está tudo em ordem para que as 'Ilhas Afortunadas' sejam mais um sucesso.

O mau tempo que assolou a Madeira nas últimas semanas não afectou o material pirotécnico e esta noite, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia, dará uma folga para que o espectáculo de oito minutos de fogo de artifício seja apreciado como deve de ser.

Aguaceiros fracos nas vertentes voltadas a Norte, vento fraco no Funchal e ondas de três a quatro metros na costa Sul, são as previsões para esta tarde e noite (o mau tempo deve regressar já a partir do final do dia 2) Mas mais do que o tempo, a segurança é uma das maiores preocupações dos responsáveis pelo espectáculo desta noite.

"Em pirotecnia não há risco zero", diz Carlos Macedo. E em tempo de festa, em que os excessos são mais comuns, as forças de segurança têm também outros receios.

É por esta razão que, a partir das 20 horas de hoje, mais de uma centena de agentes da Polícia de Segurança Pública estarão a trabalhar em mais uma 'Operação de Fim de Ano'. Além dos agentes que ficam a guardar os postos de lançamento de fogo, "sabemos que os festejos do fim de ano trazem muita gente e muitos veículos à baía do Funchal", explicou o Comissário Adelino Pimenta. Além do anormal movimento de pessoas e carros, há muitos condutores a estacionar incorrectamente à procura do melhor local para ver o fogo-de-artíficio, "alguns pondo em risco a sua própria segurança".

O ideal, refere, é que as pessoas se dirijam "atempadamente" para os locais onde querem assistir ao espectáculo, estacionando devidamente, e que, nos locais escolhidos, mantenham uma distância de segurança em relação ao ponto de queima de fogo. Além disso, apela a que todos sigam as recomendações da polícia ou dos elementos da organização e que não parem os veículos na via-rápida para assistir ao fogo. "E não cometam excessos de qualquer tipo", pede ainda o Comissário.

Trânsito com alterações

A partir das 20 horas, os agentes da PSP estarão encarregues da manutenção da ordem, da vigilância e da regularização do trânsito, "aquilo que dá maior dor de cabeça".

Para evitar problemas de maior, estão previstas algumas alterações ao trânsito. "A Estrada Regional entre a Boa Nova e a Cancela funcionará apenas no sentido Oeste-Leste para permitir estacionamento nos dois lados da via e a normal circulação automóvel e, da mesma maneira, a Estrada Velha da Camacha entre a Estrada Conde Carvalhal e a Estrada Regional 101 vai funcionar apenas no sentido Sul-Norte e a Conde Carvalhal (entre a Estrada Velha da Camacha e a Cancela) vai funcionar no sentido Leste -Oeste (descida)".

Na via-rápida, por forma a facilitar a entrada de veículos após o espectáculo pirotécnico, haverá também algumas alterações. No nó do Pinheiro Grande, a via da direita em direcção ao Funchal estará reservada para quem entra e no nó da Boa Nova, a fila Norte ficará reservada para quem entra no Funchal.

Adelino Pimenta refere ainda que a Estrada dos Marmeleiros, entre a Estrada do Livramento e o Caminho da Portada de Santo António, funcionara apenas no sentido descendente e que a Avenida dos Estados Unidos da América (entre a Avenida do Colégio Militar e a Rua Levada dos Barreiros) vai estar aberta apenas no sentido ascendente. Já a Avenida do Mar ficará interrompida entre a Rotunda Sá Carneiro e a Praça de Autonomia, porque a faixa Norte ficará reservada às muitas centenas de pessoas que ali vêem o espectáculo. "Este ano, e contrariamente ao que aconteceu no ano passado, a Avenida Sá Carneiro vai funcionar nos dois sentidos", diz o Comissário apelando ainda para que as pessoas não estacionem naquela via. O Molhe da Pontinha vai estar vedado a veículos e a pessoas, assim como o Parque de Santa Catarina que encerra às 19 horas.




39 postos na cidade do Funchal
1 Quinta da Universidade da Madeira em São Roque
2 Parque de Estacionamento á saída da Vialitoral, no acesso ao Caminho do Pilar
3 Descida da Estrada da Liberdade - Nó dos viadutos ao km 14.1
4 Pico do Buxo (G.A.G.)
5 Terrenos existentes ao fim da Rua da Amoreira (Nazaré)
6 Rua 4 de Abril (Virtudes) - posto novo
7 Estádio (RG3)
8 Rua da Levada de Santa Luzia (Quinta do Poço)
9 Parque de Santa Catarina
10 Separador da Quinta da Palmeira (ao km 17.1)
11 Terreno da Vialitoral junto ao Viaduto do Comboio 12 Passeio da Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, no percurso compreendido entre a Capitania e a ETAR (8 postos em contentores de 20')
13 Baía do Funchal em plataformas marít mas e barcos areeiros junto ao Lazareto e atrás do Molhe da Pontinha (6 postos)
14 Praia da Barreirinha
15 Jardim Norte do Nó distribuidor da Rua Pestana Júnior (km 18)
16 Miradouro no interior do Jardim Botânico
17 Parque de estacionamento da Divisão de Máquinas Agrícolas junto ao Jardim Botânico
18 Beco da Lindinha

OUTROS POSTOS
Terreno da Vialitoral ao km 15.2
Terreno da Vialitoral ao km 20.6
Terreno da Vialitoral ao km 21 (lado Norte)
Terreno da Vialitoral ao km 21.3 (lado Sul)
Arruamento da Urbanização, depois do Polidesportivo de São Gonçalo
Terrenos baldios junto do Campus da Penteada (UMa)
Paragem frente ao Centro de Inspecções
Arruamento da Rua da Montanha
Estrada Luso-brasileira

Sugestões de locais para ver o espectáculo
Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses e Avenida Sá Carneiro
Cais do Funchal
Estrada que liga os Barreiros à Nazaré
Estrada da Boa Nova
Pico dos Barcelos
Rua da Quinta do Leme
Estrada do Livramento
Miradouro das Tabaibas (Santa Luzia)
Miradouro da Levada de Santa Luzia
Fortaleza de São João Baptista (do Pico)
Miradouro do Bom Sucesso
Miradouro de São Gonçalo
Pico de São Martinho
Pico da Cruz
Terreiro da Luta (se o tempo estiver bom e o céu muito limpo)
Miradouro da Vila Guida (Estrada Conde Carvalhal)
Monte
Miradouro abaixo do Hospital dos Marmeleiros
Miradouro das Neves
Miradouro do Jardim Botânico
Miradouros do Largo do Miranda e do Largo do Lazar (Santa Maria Maior)
Hóteis e em alguns empreendimentos privados, mas apenas mediante convite ou compra de bilhete




DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos