sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Desassoreamento do porto aumenta operacionalidade (Porto do Funchal)

APRAM INVESTE 322 MIL EUROS PARA OPERAÇÃO QUE SE INICIA EM JANEIRO.
Data: 18-12-2009



A Administração de Portos da Madeira já adjudicou uma operação de desassoreamento do Porto do Funchal, cujo arranque está previsto para o dia 4 de Janeiro.

De acordo com a informação dos responsáveis pela administração da empresa responsável pelo Porto do Funchal, "são efectuadas monitorizações do nível dos fundos de cada uma das zonas de acostagem, com carácter regular e que determinam a ocasião em que devem ser feitos os desassoreamentos". Terá sido na sequência destas sondagens que a APRAM decidiu avançar para "o desassoreamento, que já está adjudicado e com contrato assinado", sabendo-se que esta intervenção terá um custo calculado de 322.394,94 euros.

Tal como a APRAM informa, têm sido mais ou menos regulares as operações de desassoreamento. No terminal Norte foi realizada uma o ano passado, tendo em vista assegurar a operacionalidade daquele cais, nomeadamente por paquetes com calado até os 7 metros.

A última intervenção conhecida no cais Sul foi realizada no final do ano de 2007, tendo havido o cuidado de preparar o porto para a recepção dos navios no último dia do ano.

São contraditórias as informações constantes nas cartas e outros documentos quanto aos fundos do Porto do Funchal. No início desta década, o cais n.º1 - terminal ferry, até ao ilhéu - podia acolher navios com calados variáveis entre os 6/8 metros (60 metros), com os restantes 90 metros de cais com fundos de 3 a 6 metros. Hoje a indicação que existe éfundos a - 7 metros.

Já no que se refere ao 425 metros do cais 2, - do ilhéu até ao ponto de inflexão - em 2000 a referência situava-se nos 11 metros, mais dois metros do que o indicador oficial de hoje (9 metros). No cais 3, a chamada 'ponta do molhe' (347 metros), sempre foi possível aceitar navios com calados até 11 metros, referência que ainda se mantém. Já no Terminal Norte, os 260 metros de cais acostável têm fundos a - 7 metros,existindo outros 95 metros pouco ou nada utilizados com fundos a -6 metros.

Embora não seja possível desassorear sem ter em conta não 'descalçar' os caixotões ou os pilares que suportam o cais Norte, a intervenção que a APRAM prevê para o próximo ano vai garantir, por certo, maior operacionalidade ao porto e margens de segurança, embora se possa admitir que seja possível garantir no cais 1 fundos a +8 metros, o que aliás já acontece oficiosamente.


DN Madeira

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