terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CMF amplia rede de centros comunitários

Miguel Albuquerque inaugura instalações na Ribeira Grande



O presidente da Câmara Municipal do Funchal inaugurou, ontem, o Centro Comunitário da Ribeira Grande, em Santo António, elevando para 15 o número deste tipo de infra-estruturas que a edilidade funchalense tem neste momento. Este empreendimento, que representou um investimento da edilidade superior a 78 mil euros, vai acolher cerca de 200 pessoas, entre crianças e menos jovens. Miguel Albuquerque aproveitou ainda a oportunidade para anunciar a intenção da autarquia em abrir um novo centro, desta feita, no complexo habitacional de Santo Amaro.


O presidente da Câmara Municipal do Funchal inaugurou, ontem, em Santo António, o Centro Comunitário da Ribeira Grande, elevando para 15 o número deste tipo de infra-estruturas que a autarquia funchalense tem vindo a criar nos vários complexos habitacionais do concelho.
Tal como referiu Miguel Albuquerque, todos os centros comunitários criados pela Câmara Municipal do Funchal «têm tido um grande sucesso em termos de apoio social, em termos de formação, das populações, quer a juvenil, quer a menos jovem».
Para o presidente da edilidade, «a abertura do Centro Comunitário da Ribeira Grande está inscrito num projecto de integração das populações, a nível formativo, a nível desportivo, a nível pedagógico e será um centro que irá funcionar também em rede com os outros centros, no desenvolvimento dos trabalhos que levamos a efeito de apoio às populações».
Este Centro Comunitário da Ribeira Grande, de acordo com o presidente da Câmara Municipal do Funchal, representa um investimento que ascendeu a 78 mil euros e está inserido «numa área onde está sedeada já a sede da ASA, a sede de apoio dos projectos das zonas altas e tem também uma infra-estrutura desportiva anexa que irá servir para as aulas de formação desportiva da população menos jovem daqui da zona da Ribeira Grande».
Miguel Albuquerque aproveitou ainda a oportunidade para realçar o papel deste tipo de infra-estruturas. Tal como afirmou o presidente da edilidade, «trata-se de um trabalho importante que estamos a fazer e que já está a dar os seus frutos».
De acordo com o presidente da edilidade funchalense, a Câmara Municipal do Funchal vai continuar a desenvolver esforços no sentido de alargar o número deste tipo de centros, «aproveitando, sobretudo, as áreas anexas aos nossos bairros sociais». Para já, e de acordo com Miguel Albuquerque, a autarquia pretende inaugurar, em breve, um centro em Santo Amaro.
Para o presidente da edilidade, «este é um trabalho muito importante. Pois, não basta, muitas vezes, despejar dinheiro sobre os problemas. Nós temos de ter, através dos nossos assistentes sociais, dos nossos técnicos, um trabalho de apoio permanente às populações na área formativa. São as chamadas políticas de proximidade e daí a importância destes centros comunitários que, não sendo centros comunitários muito sumptuosos — nós não gastamos milhões e milhões nesta área, gastamos o suficiente —, porque é através do contacto humano e, sobretudo, das iniciativas que são levadas a efeitos nestes centros e da adesão das populações que conseguimos prosseguir um trabalho de formação, quer da juventude, quer de apoio aos menos jovens».
O Centro Comunitário da Ribeira Grande, agora inaugurado, segundo Miguel Albuquerque, deverá acolher cerca de duas centenas de pessoas, entre crianças e menos jovens que poderão frequentar aquelas instalações.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos