quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Madeira exporta produtos biológicos

240 hectares dedicados à agricultura biológica e 79 produtores
Data: 31-12-2009



Depois dos apoios à produção e do crescimento na área dedicada a agricultura biológica, está à vista um contrato para comercialização e exportação dos produtos para o continente. O interesse da empresa de distribuição alimentar surgiu na sequência da 'Semana da Agricultura Biológica' promovida pelo Governo Regional.

"Foi o primeiro contacto, com certeza será necessário acertar mais pormenores, mas proposta é para exportar para o continente de 15 em 15 vários produtos da agricultura biológica". Manuel António Correia, secretário do Ambiente e dos Recursos Naturais, refere que esses detalhes serão acertados entre os agricultores e a empresa distribuidora. "A função do Governo, neste caso, é estabelecer contactos".

Os detalhes deste negócio serão acertados depois, mas para já, a empresa de distribuição quer importar da Madeira fruta e vegetais de agricultura biológica todos os 15 dias. A distribuidora quer banana, kivi, abacate, manga, anona, maracujá, castanha, cebola, batata doce, tomate inglês, goiaba, cana-de-acúçar e costela de adão.

A Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais vê aqui um exemplo de como os apoios na agricultura biológica se justificam. "E abre-se caminho aquele para aquele que é o problema mais complicado: a comercialização dos produtos". Com a realização da 'Semana da Agricultura Biológica' foi possível, segundo Manuel António Correia, colocar produtores e vendedores em contacto e vencer os obstáculos, as barreiras da exportação. "Esta é uma boa mensagem para o sector".

A agricultura biológica tem sido uma das apostas do executivo, os números do crescimento do sector são muito caros ao secretário do Ambiente. Em 2000, quando tomou posse da tutela do sector, existiam na Madeira 17 produtores e 21 hectares. Neste momento, existem 79 produtores e 240 hectares de área cultiva. E a ideia de Manuel António Correia é duplicar a área, estendendo a produção aos 500 hectares.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos