terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Zona Franca 'sólida'

Apesar da crise, mantém-se número de empresas e investimento aumentou em 2009
Data: 22-12-2009



Apesar da crise, a Zona Franca Industrial (ZFI) termina este ano com o mesmo número de empresas com que começou a 1 de Janeiro. Ontem de manhã, à margem da entrega dos 'Prémios Escolares ZFI 2009', o presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), Francisco Costa, referiu ainda que este cenário surge associado a um aumento do volume de investimento por parte das empresas sediadas no Caniçal.

"Apesar dos tempos conturbados que temos vivido, a ZFI continua solidamente a sua actividade e estamos a acabar este ano de 2009 com o mesmo número de empresas a funcionar com que começámos, embora tenhamos subido o volume dos investimentos feitos pelas empresas da ZFI", disse o responsável, referindo que o investimento total, neste momento, é de 181 milhões de euros, aos quais se somam ainda 21 milhões de euros de investimento feito pela SDM.

"Na ZFI, neste momento, estão investidos mais de 200 milhões de euros em equipamentos e bens das mais variadas espécies e isto dá a nota da solidez do parque industrial", continuou, sublinhando que tal constitui um incentivo para o reforço da confiança e da estabilidade dos trabalhadores das empresas localizadas na ZFI, bem como uma forma de fazê-los olhar para o futuro "com confiança".



A SDM entregou, ontem de manhã, nos escritórios do Caniçal, e pelo quinto ano consecutivo, material informático a oito estudantes, dependentes de trabalhadores de empresas da ZFI e alunos dos vários níveis de ensino do concelho de Machico. Francisco Costa garantiu que a SDM irá prosseguir com a atribuição destes prémios, de forma a apoiar e incentivar o aproveitamento escolar dos mais novos.


Desde 2005 que a SDM promove a realização desta iniciativa, com o intuito de contribuir para a elevação dos níveis de conhecimento e de empenho dos estudantes. O presidente do Conselho de Administração da SDM valorizou esta acção, inserida no cumprimento da responsabilidade social desta sociedade, no campo do ensino e da formação.

Na ocasião, o director regional da Educação, Rui Anacleto, enalteceu o sucesso escolar destes alunos, apontando que, para terem sucesso no futuro, têm de ser "qualificados e competitivos".

"Nós sonhamos com uma escola que forma gente qualificada, nós vivemos hoje numa Europa cada vez mais qualificada e competitiva, por isso, se quiserem ter sucesso, vão ter de ser também qualificados e competitivos, no bom sentido", apontou, frisando que todos ganham quando fazem o melhor.

Os oito alunos premiados frequentam as escolas básicas e secundárias do Caniçal e de Machico.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos