terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Madeira dá passos firmes

Vice-presidente do Governo Regional satisfeito com progresso na Inovação


O vice-presidente do Governo Regional considera que a Madeira já iniciou a grande caminhada da inovação com os primeiros passos «absolutamente firmes e determinados». Palavras proferidas ontem no culminar de mais uma formação fruto de uma parceria entre a Universidade da Madeira, a Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos da América, e o Madeira Tecnopolo.




Uma grande caminhada começa com um passo. E a Madeira já deu dois ou três no domínio da inovação, com a particularidade de serem passos «absolutamente firmes e determinados porque sabemos que estamos no caminho certo do futuro, que tem muito a ver com as gerações vindouras e, particularmente, com a Região Autónoma da Madeira». Quem o disse ontem no Madeira Tecnopolo foi João Cunha e Silva, vice-presidente do Governo Regional, por ocasião do Capstone Project.
Um projecto que pretende aplicar, na prática, tudo o que os alunos aprenderam ao longo de um curso de um ano e meio no âmbito do Master in Human Computer Interaction da Universidade da Madeira e da Carnegie Mellon University, dos Estados Undos da América. Um projecto que nasceu em 2007.
Acerca do projecto Carnegie Mellon, João Cunha e Silva referiu que só se tornou possível porque o Governo regional o apoiou através do seu orçamento e de fundos comunitários.
Sublinhou que foi lançado depois do desafio do prof. Nuno Nunes, ter vindo a permitir à região autónoma dar passos diferentes em direcção ao futuro.
Admitiu que não traz resultados a curto prazo, com “inaugurações visíveis”. Mas são projectos de médio e longo prazo, referiu, acrescentando que têm ainda a particularidade de contar com concorrência em elevados patamares.
O vice-presidente disse ainda ter sido decisiva a participação activa da Universidade da Madeira, sem admite não ter sido possível ter chegado aqui, pelo que não quis deixar de agradecer ao reitor a disponibilidade que diz ter sempre manifestado nesta área do futuro, «fundamental para a Região Autónoma da Madeira».
Em relação aos 15 alunos que completaram agora o mestrado, alguns a ingressar em grandes empresas mundiais, o governante sublinha que serão os embaixadores do que se faz na Madeira.
Em relação aos três projectos ontem apresentados na Sala Cassiopeia do Madeira Tecnopolo, para empresas de grande dimensão como a Sapo.pt (do Grupo PT), da Critical Software, a Promosoft, João Cunha e Silva sublinha que se juntam a outros que a Madeira já fez com a Zon, através do sistema de incentivos “+Conhecimento”.
Neste seguimento, lançou o repto a estas três empresas para continuarem a trabalhar coma região autónoma e a utilizarem o sistema de incentivos que existe para atrair investimento apostando na inovação, investigação e no desenvolvimento tecnológico.


Os novos projectos da parceria
A Sapo.pt, a Critical Software e a Promosoft patrocinaram três projectos que envolveram 15 alunos que ontem concluiram a segunda edição do Master in Human Computer Interaction da Universidade da madeira e da carnegie Mellon University.
O projecto patrocinado pela Promosoft, uma empresa de novas tenologias madeirense, com forte implantação em África dá pelo nome Mambu.
A empresa que está presente igualmente na banca madeirense, concretamente no Banif, no Millennium bcp e no BPN, via a equipa de estudantes desenvolver um novo sofware de gestão que se inspira um pouco no pai do micro-crédito, Muhammad Yunus. Está centralizado num servidor e, por isso dispensa a sua aquisição.
Em relação ao projecto da Sapo.pt, inside num trabalho para o portal Meo Kids, direccionado para as crianças para as quais há um grande interesse a agilizar as ferramentas adequadas na internet.
Finalmente, o projecto da Critical Software é “silencioso” mas poderá ter uma abrangência muito grande ao incrementar as potencialidades dos telemóveis. Concretamente ao nível dos contactos e interactividade que permite na comunicação prévia entre equipamentos, antes da intervenção humana


Ontem 15 concluiram projectos da segunda edição
70 alunos com diploma duplos




Na primeira edição do Master in Human Computer Interaction (MHCI) da Universidade da Madeira e da Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos da América, um grupo de três alunos apresentou um projecto produzido para o Meo da Portugal Telecom.
Ontem, como resultado da segunda edição, são três as empresas patrocinadoras: Sapo, Critical Software e Promosoft. São projectos que incluem soluções para serviços de telemóveis e inovadoras soluções web para crianças.
Nesta edição, concluem o mestrado 15 alunos, sendo que outros tantos estão em Pittsburgh, na Universidade Carnegie Mellon, a concluir o primeiro semestre, ao que se seguirão dois semestres na Universidade da Madeira.
Para Janeiro está marcada uma nova edição. Contará igualmente com 15 alunos que estão a ser recrutados.
Feitas as contas, no final do programa, serão 70 detentores de um diploma duplo: CMU - Carnegie Mellon University e UMa - Universidade da Madeira.
Durante a sessão de abertura da apresentação final do chamado projecto Capstone, os responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos ao longo de 18 meses tiveram oportunidade de sintetizar as suas características. E, depois, ao longo do dia, tiveram mais tempo para pormenorizar cada um dos projectos patrocinadas pelas três grandes empresas portuguesas, todas elas com interesses em Portugal e noutras partes do mundo. Inclusivamente a Promosoft é madeirense, mas uma boa parte dos seus projectos estão fora do país.





Jornal da Madeira

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