Estas instituições estão num grupo que foi premiado pela associação de museologia
Data: 04-12-2009
O Grupo para a Acessibilidade nos Museus (GAM) foi premiado, há poucos dias, pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com o Prémio Inovação e Criatividade.
Na Região Autónoma da Madeira, integram o GAM, como membros institucionais, a Área Museológica do Palácio de São Lourenço, e a Estação de Biologia Marinha/Museu Municipal do Funchal, sob a tutela da Câmara Municipal do Funchal.
De acordo com Margarida Camacho, responsável pela Área Museológica do Palácio de São Lourenço, estas duas instituições têm desenvolvido, no âmbito do Grupo para a Acessibilidade nos Museus, projectos individuais e em parceria. Preparam, aliás, para breve a actividade conjunta "De Palácio a Palácio: um percurso na cidade do Funchal".
Segundo Margarida Camacho, "trata-se de, entre breves visitas acessíveis ao Palácio de São Pedro [onde está instalado o Museu Municipal do Funchal - História Natural] e ao Palácio de São Lourenço, estudar aspectos do património urbano".
Esta acção, que é anunciada para breve, destina-se a grupos integrando cidadãos invisuais. A preparação contou com o apoio da Direcção Regional de Educação Especial e Reabilitação (DREER), sob a tutela da Secretaria Regional de Educação e Cultura. Alguns materiais de suporte que para este fim têm sido preparados por técnicos da DREER estão expostos na Biblioteca Pública Regional, incluídos numa exposição promovida por aquela Direcção Regional.
A finalizar, refira-se que a cerimónia de entrega dos prémios da APOM referentes a 2008, no âmbito dos quais foi premiado o Grupo para a Acessibilidade nos Museus, realizou-se no Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira, no passado dia 27 de Novembro.
DN Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos