quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Magia em toda a Região

De Oeste a Este, de Norte a Sul, todos os concelhos da Região vão ter iluminações alusivas à época, presépios e muita animação. Alguns concelhos começam a promover a Noite do Mercado, sendo que Santana é um dos municípios que se estreia a este nível. Em Machico, vai haver circo e parque de diversões. Também na Ponta do Sol, há parque.




A Oeste, mais concretamente em Câmara de Lobos, os presépios e os quadros natalícios continuam a ser as principais atracções. Na Rua da Carreira, estará a Casa do Pai Natal. O presépio pode ser visto na Rua Padre Eduardo Nunes Clemente Pereira. Na Avenida Nova Cidade, também vai existir um presépio.
A Casa da Cultura de Câmara de Lobos vai aproveitar esta época de festa para acolher uma mostra de pintura denominada de “Viagem ao Coração dos Pássaros”. Esta exposição abre a 13 de Dezembro.
Neste mesmo dia, o Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos acolhe um concerto de Natal. Grupos de folclore e bandas actuarão por todo o lado. No Centro Cívico do Estreito, vai estar patente uma Mostra do Menino Jesus, de José Filipe Araújo.
A iniciativa “Reviver as tradições natalícias” vai ser um dos pontos altos das festividades. O evento decorre a 22 de Dezembro e pretende relembrar uma das tradições desta quadra com ida ao mercado, desta feita no da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Paralelamente, no mesmo local, realiza-se uma feira de artesanato.
As festividades neste concelho, terminam a 5 de Janeiro, na freguesia do Curral das Freiras, com o tradicional Cantar dos Reis.
Na Ponta do Sol, a 18, acontece um espectáculo das escolas do 1.º ciclo. No mesmo dia é inaugurado o presépio municipal. A 20, o Centro Cultural John dos Passos é palco de um espectáculo da responsabilidade da Casa do Povo. A 28, tem lugar o concurso de presépios promovido também pela Casa do Povo da Ponta do Sol.
Aquele concelho vai acolher um parque de diversões, o Giga Park, o qual pode ser visitado até 11 de Janeiro. Na Calheta, as iluminações abrem a 11 de Dezembro, em cerimónia a ter lugar pelas 19 horas e 30 minutos.
Nesse mesmo dia e à mesma hora, é inaugurado o presépio da vila da Calheta, que fica na Praceta 24 de Junho. O presidente da Câmara, Manuel Baeta, sublinha que existirão iluminações de Natal em todos os núcleos urbanos principais, ou seja, centros das freguesias. O autarca realça, ainda, que no dia 10, haverá uma festa de Natal, a ter lugar no Pavilhão dos Prazeres, que movimentará todos os alunos do ensino básico do concelho (mais de mil crianças). Finalmente, a 13 de Dezembro, haverá um almoço de Natal para pouco mais de mil idosos, com a presença do vice-presidente do Governo Regional, João Cunha e Silva e do secretário regional dos Assuntos Sociais, Jardim Ramos.
Já a Norte, a vila do Porto Moniz e todas as freguesias terão iluminações de Natal. O fogo de artifício vai também assinalar a passagem de ano naquele concelho que terá uma festa de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro.
Em São Vicente, as comemorações natalícias têm início a 5, com uma feira de iguarias da Casa do Povo de Boaventura. As iluminações de Natal abrem a 7. O mercado de Natal acontece a 18. A 22, decorre a festa dos filhos dos funcionários da edilidade.
Em Santana, a novidade é a Noite do Mercado do Agricultor, que acontece de 20 para 21 de Dezembro, nos arredores da edilidade. Entre 11 e 18 de Dezembro, aquele concelho, que vai ter também um presépio, realiza a ExpoNatal. As luzes acendem a 8 deste mês.
A Este, mais concretamente em Machico, as festas de Natal começam domingo, dia 6 de Janeiro, com uma peça de teatro no Fórum local. Trata-se de uma organização da junta de Machico, da Universidade Sénior e do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Preces. Este concelho vai ter um parque de diversões localizado debaixo da pista do Aeroporto e um circo que ficará no parque de estacionamento junto ao estádio.
De resto a animação promete ser vasta, com actuações dárias de grupes de folclore e bandas. A 22 de Dezembro, pelas 14 horas e as 18 horas, decorrerá um presépio ao vivo na sala de actividades culturais da junta de freguesia de Machico. O mesmo vai acontecer a 26. A 29, pelas 21 horas, terá lugar um concerto de fim-de-ano pela banda municipal de Machico, o qual é de entrada livre, no Fórum local. A promenade de Machico vai ser o local mais indicado para passar a noite de 31 de Dezembro, onde terá lugar um espectáculo purotécnico. Neste município, a Festa só chega ao fim a 10 de Janeiro, com o cantar dos Reis pelas 15 horas, no Largo do Santo (Santo da Serra).
Finalmente, em Santa Cruz, para além das iluminações e da animação constante com a actuação de grupos do concelho, a Casa do Povo fará uma animação especial entre 13 e 20. No Caniço, a Casa do Povo realiza uma feira de Natal com os artesãos locais. De destacar a “Noite Branca” que vai decorrer na Camacha. A Autarquia vai juntar todos os grupos nessa noite. No dia 8, a Camacha vai também acolher a função do porco. No Santo da Serra, a Autarquia vai tentar dinamizar o mercado, levando um grupo para emprestar outra animação.Não faltará um jantar com os idosos. Em Santa Cruz, as festas acabam com o Santo Amaro, a 15 de Janeiro.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos