Toda a baixa da cidade do Funchal está a “vestir-se” para mais um Natal. Algumas iluminações já acenderam, outras dão luz a partir de sexta-feira. As placas centrais da Avenida Arriaga vão começar a ganhar outra cor e vida com o presépio e o espaço para as crianças
Mais de cinco milhões, mais concretamente 5,2 milhões de euros, é quanto o Governo Regional vai investir nas festas de Natal e Fim-de-Ano e no fogo de artifício.
A apresentação do programa foi feita a 24 de Novembro pela secretária regional do Turismo e Transporte. As luzes da Festa (das principais artérias) já acenderam a 27 de Dezembro. Ou seja, o “cheirinho” a Natal já paira sobre a cidade.
As restantes lâmpadas que compôem as iluminações alusivas à época festiva vão dar luz na sexta-feira. A animação nas ruas começa a partir do terceiro fim-de-semana, ou seja, a partir de 11 de Dezembro.
Até ao Dia de Reis (6 de Janeiro), não faltarão motivos mais do que suficientes para madeirenses e turistas descerem à baixa da capital da Região.
A maior parte da animação vai concentrar-se nas placas centrais da Avenida Arriaga, entre a Sé e o Teatro Municipal Baltazar Dias.
Para além da música ambiente que vai ser transmitida através de várias colunas espalhadas pelo Funchal, estão previstas, como é habitual, actuações de ranchos folclóricos e de bandas filarmónicas. Em frente à Sé, estará o presépio de Natal.
À frente da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, ficam os “Desejos de Natal”.
Há ainda espaço para o “Natal das Crianças”.
O Largo da Restauração acolherá a aldeia etnográfica. Como também já é hábito, o Largo do Chafariz terá uma decoração bastante atractiva. O espaço Infoarte da Secretaria Regional do Turismo, ostentará uma exposição de diferentes árvores de Natal decoradas por vários artistas madeirenses.
Já a Câmara Municipal do Funchal continuará empenhada no sucesso da tradicional e cada vez mais frequentada Noite do Mercado, que acontece a 23 de Dezembro.
É nesta noite que milhares e milhares de pessoas descem até o Mercado dos Lavradores para as últimas compras das verduras, fruta e hotaliças, aproveitando para provar uma sandes de carne de vinha d`alhos. Na praça do peixe, decorrem, a partir das 22 horas, os cânticos de Natal. Esta é uma noite em que muitos passam em branco, sendo que são os últimos momentos, para muitos, para a troca de desejos de bom Natal com amigos. É que na noite do dia seguinte e no dia 25 de Dezembro, a ocasião é para sentar-se em casa, à beira de uma mesa farta, com os familiares mais próximos.
Porto Santo com presépio e fogo de artifício
Na ilha do Porto Santo, o presépio será feito no Largo em frente ao antigo edifício da Câmara Municipal.Tudo indica para que esteja concluído na primeira missa do parto quando é tradição as pessoas saírem da Igreja e deslocarem-se, logo de seguida, para aquele espaço. A edilidade garante também iluminação de Natal nas principais artérias da cidade, assim como música ambiente.
No fim-de-ano, não faltará, como também já é habitual, o fogo de artifício. De resto, pouco mais »podemos fazer devido à crise», admitiu a Autarquia.
Para além disso, nunca foi tradição fazer muito mais do que isto até porque, nesta altura do ano, muita gente sai da ilha Dourada para a Madeira ou outros destinos, ficando o Porto Santo praticamente às “moscas”.
Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não serão aceites comentarios de anonimos