quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Governo recebeu primeira certificação de qualidade

Direcção Regional da Administração Pública e Local recebeu prémio de excelência
Data: 03-12-2009



A Direcção Regional da Administração Pública e Local (DRAPL) recebeu ontem a certificação de qualidade ISO 9001:2008 e o certificado de 1º nível de excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM - European Foundation for Quality Management).

Na cerimónia que ontem se realizou na Vice-Presidência do Governo Regional da Madeira, Jorge Oliveira, titular da DRAPL, fez questão de referir a sua satisfação por estar a concluir-se um etapa do projecto que ele próprio anunciou para todos os serviços da Administração Pública na Região para os próximos cinco anos. O processo de implementação na Direcção Regional iniciou-se em Março e ficou concluído há poucas semanas. Ontem a APCER, entidade que supervisionou o projecto de certificação entregou o certificado e a bandeira que poderá ser usada pelos serviços e que atesta perante todos a sua conformidade. Jorge Oliveira fez ainda questão de agradecer aos seus colaboradores o empenho e trabalho dispensados para que todas as conformidades fossem cumpridas e para que a auditoria da APCER pudesse confirmar a certificação. Chamou a atenção para o facto deste certificado implicar mais responsabilidades de todos e uma aplicação maior, que deve ser seguida noutros departamentos governamentais, cujo processo de certificação será também implementado em breve.

Pela parte da APCER - Associação Portuguesa de Certificação foi manifestada também a ideia de que o processo é dinâmico e requer o trabalho e cooperação de todos, em todos os níveis do seu desenvolvimento. A APCER é um organismo privado português que se dedica à certificação de Sistemas de gestão, serviços, produtos e pessoas, de forma a garantir a qualidade e promovendo vantagens competitivas às entidades, públicas ou privadas, tanto nacionais como internacionais.

Iguais preocupações e atenções manifestou a directora regional da Associação Portuguesa de Qualidade, entidade associada à APCER e que está instalada na Madeira desde há uma década.

O vice-presidente do Governo Regional encerrou a cerimónia, que registou quatro discursos e a presença de algumas dezenas de funcionários públicos e responsáveis pelas sociedades de desenvolvimento da Madeira.

João Cunha e Silva fez questão em valorizar os processos de certificação da qualidade das empresas, organismos e departamentos públicos. Nestes últimos, destacou o governante, é ainda mais importante que essa qualidade exista e seja auditada, pois são serviços que lidam com o público a quem devem dedicar um serviço aferido na qualidade e na lealdade.

O governante disse estar satisfeito com o panorama da qualidade na Região Autónoma. Nesse aspecto a Madeira está bem servida. Foram dados passos muito interessantes e certos e com objectivos definidos. Depois da DRAPL, deverá ser a vez da Direcção de Administração Pública do Porto Santo a conseguir o seu certificado ISO 2009:2008, disse ontem João Cunha e Silva, perspectivando já a próxima entidade governamental regional que receberá a distinção da entidade certificadora.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos