quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Pico dos Barcelos renasce

Câmara executa o projecto, sendo a empreitada da responsabilidade da ADERAM







A partir do próximo ano, o Pico dos Barcelos, considerado um dos ex-libris da cidade do Funchal, vai entrar em obras, prevendo-se que ao fim de 14 meses surja com um “look” ainda mais atractivo aos seus visitantes. O projecto será executado pela Câmara Municipal do Funchal, sendo que a empreitada é da responsabilidade da A.D.E.R.A.M. (Agência de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira), através de um protocolo que será assinado com a Secretaria Regional do Turismo e Transportes.
O valor estimado da obra será de um milhão de euros, sendo que o concurso público deverá ser tornado público nos próximos dias.
Este projecto de requalificação do Pico dos Barcelos tem como mais valia o crescimento para sul, onde surgirá um grande jardim público, dotado de quiosque e mobiliário urbano, nomeadamente, bancos de jardim em madeira. O pavimento ao longo de todo o projecto será variado. As zonas de estacionamento serão dotadas de grelhas de enrelvamento, sendo que o miradouro estará coberto por solo argiloso, areia e resíduos finos de britadeira. Haverá ainda zonas de pavimento em deck de madeira.
O quiosque no terreno localizado a sul do miradouro terá esplanada e, junto a esta, um parque infantil, coberto por tensados de sol de algés. Estes mesmos tensados vão surgir um pouco por todo o parque, de forma a permitir zonas de sombra. À entrada para o parque, destaque ainda para a construção de alguns quiosques fixos de venda de produtos regionais.
Miguel Albuquerque diz que a ideia passa por oferecer um espaço que funcione como miradouro mas, ao mesmo tempo, de lazer. Acrescenta que tudo será reorganizado até porque, por um lado, «queremos melhorar a qualidade da oferta turística na cidade do Funchal e, por outro, também, melhorar a própria oferta da venda ambulante».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos