domingo, 18 de outubro de 2009
'Storm' cumpre missão
À TERCEIRA FOI DE VEZ e o NAVIO ATRACOU NO PONTÃO DOS SOCORRIDOS.
Data: 18-10-2009
Depois de duas tentativas de atracagem fracassadas, o navio de carga italiano 'Storm' conseguiu, na manhã de ontem, atracar no pontão provisório dos Socorridos.
A operação teve o seu início às 9 horas da manhã, hora a que o navio zarpou da Pontinha rumo à foz da Ribeira dos Socorridos, em Câmara de Lobos. Depois, já no local, as manobras de aproximação ao pontão foram auxiliadas pelo rebocador 'Cte. Passos de Gouveia' e pela lancha lança cabos 'Bertinne', da 'Portos da Madeira.
Já no local e depois de concluídas as operações de acostagem, o navio bixou a rampa Ro/Ro e deu inicio às operações de descarga propriamente ditas.
Motor de 290 toneladas
Na parte da manhã descarregou vários contentores e equipamento de menor dimensão, reservando para a tarde o desembarque do motor de 290 toneladas, uma operação complexa e considerada como muito delicada. O içar e a colocação do referido motor em cima da trela telecomandada foi efectuado com recurso à grua do próprio navio, uma operação que ao que conseguimos apurar decorreu conforme o planeado.
Depois de concluídas as operações que motivaram esta escala do 'Storm' na Região, o mesmo levantou ferro, soltou amarras e zarpou com destino a alto mar. Como curiosidade refira-se que estão programadas mais duas escalas deste navio, ou similar, naquele mesmo pontão, com o propósito de proceder à descarga de outros dois motores, também de grandes dimensões.
6.000 turistas no porto
A outro nível, e no que diz respeito ao movimento no Porto do Funchal, registe-se o regresso à Madeira do 'Navigator Of The Seas'. Esta será a sua quinta escala na Região, a primeira das quais vaconteceu a 9 de Outubro de 2007.
Procedente do porto de Tenerife, o mesmo deverá atracar na Pontinha às 6.15 horas. Viaja com um total de 3.523 turistas, em trânsito, maioritariamente britânicos (1.904) e espanhóis (1.031). Mas há turistas de 37 outras nacionalidades a bordo, entre os quais os 69 turistas portugueses. O final desta escala terá lugar às 16 horas com o 'Navigator' a zarpar com destino ao porto espanhol de Málaga.
De regresso ao Funchal está também o 'AIDAluna' para a sua habitual escala de Domingo na Pontinha. Procedente de Tenerife, viaja com 2.250 turistas germânicos e dará entrada no cais Norte ao inicio da tarde de hoje, pelas 12 horas, prolongando a sua presença na Região até às 17 horas de amanhã. Com cerca de 6 mil turistas na cidade, os comerciantes poderão ter um bom dia de negócio.
DN Madeira
Para a ampliação da Central Térmica da Vitória
Grande motor descarregado
O cargueiro “Storm”, da S. Marco Shipping, que transportou até à Madeira um dos motores que irá equipar a ampliação da Central Térmica da Vitória, da Empresa de Electricidade da Madeira (EEM), atracou ontem de manhã (de ré) cerca das 11 horas, no pontão construído para o efeito, junto da Ribeira dos Socorridos, o que, naturalmente despertou a curiosidade de muitas pessoas que por ali passavam.
Relembre-se que no passado dia 8 o “Storm” havia feito uma primeira tentativa de atracação ao pontão, mas a operação teve de ser adiada uma vez que, naquele dia, as condições de mar, com corrente de sudoeste, tendo o cargueiro acabado por regressar ao porto do Funchal, onde se manteve até ontem.
Todavia, ontem, as condições do mar estavam ideais para que o “Storm” fizesse uma nova tentativa de acostagem ao pontão construído pela EEM, o que veio a concretizar-se por volta das 11 horas, isto perante a curiosidade de centenas de pessoas, que, naturalmente, pretendiam seguir as operações de desembarque do grande motor. No entanto, essas expectativas foram um pouco defraudadas, uma vez que a operação de descarga foi morosa e complicada.
Só na parte da tarde, por volta das 14 horas, é que começou a ser descarregada a mercadoria que o cargueiro trazia, primeiro dois contentores com material e depois o grande motor.
A descarga deste primeiro grupo electrogénio, de um conjunto de três, destinado à ampliação da Central Térmica da Vitória só foi possível por volta das 16:30 horas, numa operação efectuada com grande cuidado, pois tratava-se de um motor com 290 toneladas, com 13,80 metros de comprimento e 3,60 metros de largura. O motor foi transportado desde o interior do navio numa plataforma especial, com 10 conjuntos de rodados, a qual possuía meios próprios de deslocação. A parte mais sensível da operação foi quando o peso do motor concentrou-se na traseira do navio e fez com que a proa deste levantasse. Todavia, tudo acabou por decorrer bem, para contentamento dos técnicos presentes no local.
A entrada em funcionamento do primeiro grupo electrogénio está prevista para o final deste ano, sendo que os outros dois motores deverão ser descarregados na Ribeira dos Socorridos em Setembro de 2010.
Os três grupos electrogénios são de última geração e serão accionados por motor diesel. Irão operar a combustível pesado numa fase inicial, uma vez que a ampliação da Central Térmica foi concebida e projectada para a utilização de gás natural como combustível principal. Os motores foram integralmente construídos e testados nas instalações do fabricante, que é também o responsável pelo seu transporte até ao local de montagem.
De referir que o pontão construído pela EEM deverá ser demolido e removido após a chegada dos outros dois motores em 2010.
Jornal da Madeira
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