quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Bernardo Trindade mantém pasta do Turismo


Madeirense satisfeito com novo voto de confiança de José Sócrates

Data: 29-10-2009



"Uma vitória da Madeira, do turismo da Madeira e do PS-M". È desta forma que Bernardo Trindade comenta o facto de merecer novamente a confiança de José Sócrates numa das pastas que mais apetites gera no leque governamental: o turismo.

Nem o mau resultado eleitoral dos socialistas da Madeira impediram que Bernardo Trindade fosse reconduzido para esta secretaria de Estado. "É o reconhecimento que o PS-M tem quadros políticos com valor para assumir funções governativas em termos nacionais", analisou o responsável ontem à noite, ao DIÁRIO, lembrando ainda que a "Madeira não é a principal região turística do país, estando atrás do Algarve e de Lisboa. "É a prova de que é respeitada", sustentou.

Manter mesmo esforço

Em relação à Região, o governante compromete-se a manter "o mesmo esforço e determinação" no trabalho desenvolvido em prol do sector e, embora recorde que há competências regionalizadas, promete um trabalho conjunto. "Os empresários do turismo conhecem-me, conhecem o meu trabalho", afirmou.

Bernardo Trindade traçou ainda os objectivos para este novo mandato e assegurou que vai "trabalhar com todas as regiões turísticas do país". O foco estará centrado em melhorar a oferta e em seguir a tendência de procura crescente pelo destino Portugal. Para além disso, o socialista quer continuar a política de classificação dos recursos. "Passamos de 9 para 16 escolas e estão em curso novas escolas, pois é importante gente formada no sector", concluiu.

Secretismo até ao fim

O tabu foi desfeito logo pela manhã. O DN de Lisboa deu com certa a continuidade Bernardo Trindade no cargo de secretário de Estado do Turismo, premiando assim o bom trabalho feito pelo madeirense nesta pasta. No entanto, o também cabeça-de-lista do PS-M à Assembleia da República e único eleito (vai ser substituído pelo jornalista Luís Miguel França) não gostou da fuga de informação e irritou-se em declarações à TSF-M. Ao fim do dia, já depois do gabinete do primeiro-ministro enviar a lista de secretário de Estado completa às redacções, o governante esclareceu a reacção. "Não faço comentários até ao anúncio oficial, por uma questão de lealdade", justificou. "As coisas têm o seu tempo", acrescentou, sublinhando que o convite fora feito no sábado passado. "Já é oficial?", interrogou e aproveitou para pedir ao DIÁRIO que lhe desse os outros nomes, mostrando-se satisfeito pela 'reeleição' de alguns colegas. Sócrates mantém a mesma política: Segredo até ao cair do pano. A tomada de posse é sábado.

Boa Notícia: Recondução bem recebida por agentes hoteleiros

A continuidade do madeirense Bernardo Trindade, como secretário de Estado do Turismo no XVIII Governo Constitucional, é muito bem vista por alguns dos responsáveis pelo sector na Madeira, ouvidos pelo DIÁRIO.

José Theotónio, administrador do Grupo Pestana, o maior grupo hoteleiro português, salienta que é muito bom esta notícia. "Para já, porque é uma pessoa da Madeira, depois porque ele deu provas no anterior governo e teve uma boa actuação", acrescenta. "Nesse sentido, é bom que ele continue".

Questionado se por ser uma 'pasta' importante para a Madeira, a recondução de Trindade é o reforço desse reconhecimento, José Theotónio salientou que como secretário de Estado "mostrou que conhecia bem as necessidades do destino Madeira e teve sempre uma relação de proximidade e com a actividade turística na Região". E concluiu: "Acho que vai ser positivo ".

O também administrador do Grupo Porto Bay, David Caldeira, refere o "reconhecimento do trabalho efectuado" e que reúne o consenso das várias organizações ligadas ao Turismo, "que já reagiram favoravelmente", salientou. "É, talvez, o secretário de Estado do Turismo que mais tempo esteve no Governo desde o 25 de Abril".

Quanto à importância para a Madeira, "é bom", apesar de reconhecer ser "suspeito" pelas relações de amizade que tem com Bernardo Trindade. "Só temos a ganhar, pois é um canal de diálogo com que a Madeira pode contar".

Também André Barreto, responsável do grupo hoteleiro Bafilhos, ficou "contente" com a notícia. "Acho que será bom para a Madeira que o Dr. Bernardo Trindade continue o trabalho iniciado há quatro anos", completa. Apesar de não querer dizer que prioridades deve o reconduzido governante apostar, o também presidente da Mesa de Hotelaria da ACIF-CCIM sempre foi dizendo: "Tudo o que for acção no sentido de inverter o actual momento, será muito bem vindo. Eventualmente, gostaria que fosse repensado o modelo de promoção, para que, por um lado, se possa continuar a contar com o papel dos privados, e ao mesmo tempo, num reforço de verbas. Todas as acções que se conseguirem implementar para valorização do produto turístico, seria importante" o papel de um madeirense no Governo da República.

O DIÁRIO tentou ouvir outros agentes do sector do Turismo, mas dado o adiantado da hora da notícia tal foi impossível.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos