quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu na Quinta VIgia

Jardim apenas quer justiça

O presidente do Governo Regional da Madeira promoveu ontem uma recepção oficial à Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu que está na Região, alertando-a para a especificidade do arquipélago. Jardim solicitou, então, medidas concretas na área dos Transportes, bem como legislação específica para a Zona Franca.




A comitiva da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, que se encontra de visita à Madeira, foi recebida ontem na Quinta Vigia, onde a presidência do Governo Regional da Madeira, promoveu um jantar oficial.
Na ocasião, Alberto João Jardim, no seu discurso oficial, apelou a que a União Europeia tome medidas imediatas e concretas em relação a diversas áreas, mas no caso específico da Madeira, considerou a questão dos Transportes e da Zona Franca, essenciais para manter o nível de desenvolvimento que a Região já atingiu. «Nós não queremos privilégios, queremos apenas justiça. Atingimos um bom nível de desenvolvimento, mas precisamos de continuidade. Dizer que o PIB está bem assim, atingido que está um patamar elevado, não quer dizer que não necessitamos de mais», alertou Jardim. Nesse contexto, após lembrar que «no Tratado Europeu somos considerados uma Região Ultraperiférica», e que agora «é preciso concretizar medidas que estão nesse Tratado», Jardim disse que «a União Europeia tem que ultrapassar esse problema de dizer que tudo se resolve com dinheiro. Não. Não vos vou falar de dinheiro, mas sim, de medidas. É disso que necessitamos». Para a Madeira, solicitou então «medidas com os Transportes e medidas com a Zona Franca», esta na forma da criação de «uma legislação específica». Só assim, «será possível manter este nível de desenvolvimento». Desta forma, «espero que esta vossa visita e o trabalho árduo desenvolvido nestes dois dias, tenha continuidade, pois puderam verificar onde foi aplicado o dinheiro. Agradeço o vosso esforço».
O líder do Executivo regional acentuou, ainda, não querer privilégios para os madeirenses, mas sim as mesmas oportunidades de qualquer outro cidadão europeu: «queremos justiça e reconhecimento da Europa porque se somos uma Região Ultraperiférica foi porque a natureza assim o quis. Se a natureza é diferente, então vamos criar medidas diferentes para essa natureza. Queremos reconhecida as especificidades deste arquipélago, e é apenas isso que espero de vocês. Nada mais».
Já Georgios Stavrakakis, o grego que liderou a delegação, elogiou o trabalho desenvolvido na Madeira: «Durante dois dias, visitámos e vimos projectos com impacto muito positivo no desenvolvimento da Madeira e dos seus habitantes. São os casos do Aeroporto, do sistema eólico ou da rede distribuição de água. Pudemos constatar que a Madeira fez um grande trabalho na aplicação dos fundos europeus a que se candidatou até agora. Somos favoráveis à aplicação de medidas específicas para a Madeira pela sua insularidade»
A delegação da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu que está na Madeira é composta por sete eurodeputados de seis nacionalidades, entre os quais o madeirense Nuno Teixeira. O deputado grego Georgios Stavrakakis chefia a delegação, e da comitiva fazem ainda parte Jan Olbryclt, Petru Luhan, Tamás Deutsch, Karin Kadenbach e Michael Theurer. Os sete deputados estão na Madeira no âmbito do processo de avaliação da aplicação dos fundos estruturais na Região, e ontem enfrentaram uma agenda bastante preenchida, que incluiu reuniões com a secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante, com o presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, Francisco Costa, e ainda com Pimenta França, presidente do Conselho de Administração da Valor Ambiente. O dia de ontem, para além da recepção oficial e jantar na Quinta Vigia, contemplou ainda visitas ao Porto do Caniçal, à Zona de Comércio Livre da Madeira, à estação de inceneração de resíduos sólidos da Meia Serra e estação de controlo de distribuição de águas de São Roque “ETA Alegria”. De resto, alguns dos mencionados encontros de trabalho, decorreram mesmo nesses locais, com o almoço a se concretizar no Complexo Desportivo de Água de Pena. A delegação deixa hoje a Madeira, tendo aprazado para as 10h45, já em pleno Aeroporto Internacional da Madeira, na Sala VIP, uma conferência de imprensa, ocasião em que o grego Georgios Stavrakakis irá efectuar um balanço desta visita de trabalho à Madeira.




Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos