sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Navio escola sueco na Madeira

VELEIRO SUECO ENCONTRA-SE NA REGIÃO PARA UMA ESCALA DE ROTINA DE SETE DIAS.
Data: 22-10-2009





Depois de uma passagem pelo porto de Lisboa, realizada no final do mês de Setembro, o navio escola sueco 'HMS Gladan', efectua uma visita à Região, uma presença classificada como de rotina e descanso da respectiva tripulação.

Procedente do porto de Cádis, o mesmo chegou à baía do Funchal às 10.30 horas da passada segunda-feira, dia 19, uma aproximação que, conforme conseguimos apurar, foi antecipada pelo facto de necessitar de desembarcar um cadete que apresentava indícios de doença, entretanto reembarcada. Depois de três dias a efectuar navegação junto à costa, o veleiro de dois mastros irá dar entrada hoje, pelas 9 horas, no cais Norte, local onde ficará atracado até 9 horas do dia 25, soltando amarras e prosseguindo viagem rumo ao porto canário de Tenerife.

Sobre este veleiro, uma escuna de 2 mastros, de referir que a sua construção data de 28 de Maio de 1946. O seu lançamento ocorreu a 14 de Novembro desse mesmo ano e foi finalmente comissionado à Marinha Sueca no dia 2 de Junho do ano seguinte. Tem uma arqueação bruta de 225 toneladas e mede 34,4 metros de comprimento por 7,2 m de boca (largura). A sua guarnição é constituída por 15 elementos e navega com um total de 38 cadetes.

Fragata brasileira na Região






Ainda no âmbito de escalas de navios militares, de registar a presença na Madeira, a partir da próxima Segunda-feira da fragata brasileira F41 'Defensora', numa escala considerada, também, de rotina e descanso da respectiva tripulação e que se prolongará até ao dia 29 deste mês. Esta escala acontece no regresso desta unidade ao Brasil, depois da mesma ter concluído a sua participação, no inicio deste mês, no exercício naval britânico 'Joint Warrior 092', realizado na Escócia. Do historial desta fragata, de realçar que a mesma foi comissionada à Marinha de Guerra brasileira a 5 de Março de 1977 e é o segundo navio a receber esta designação. Tem uma arqueação de 3.200 toneladas, mede 129,20 metros de comprimento por 13,5 m de boca. Por fim, de referir os agenciamentos destes dois navios na Região estarão a cargo do agente João de Freitas Martins, SA.

DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos