quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ultraperiferias com Barroso

Reunião com presidente da Comissão Europeia leva preocupação das Regiões para o futuro

Os presidentes das Regiões Ultraperiféricas da Europa reuniram ontem, em Bruxelas, com o presidente da Comissão Europeia, a quem deram a conhecer as suas preocupações relativamente ao futuro das ultraperiferias, procedendo à entrega dos documentos (memorando e declaração final) saídos da recente reunião de presidentes das Regiões, em Canárias. Neste encontro com Durão Barroso, o vice presidente do Governo Regional manifestou a importância de uma redefinição de ultraperiferia, na linha do que vem defendendo a Madeira tendo em vista uma política de futuros apoios europeus.




Representantes das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, entre as quais Açores e Madeira, pediram ontem ao presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, que Bruxelas continue a atender à sua especificidade na concessão de apoios comunitários.
José Manuel Durão Barroso recebeu em Bruxelas representantes das sete regiões ultraperiféricas da UE, entre os quais o vice-presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva.
Num contexto de crise financeira e económica, as Regiões deram a conhecer a Barroso as repercussões que a situação teve para as RUP, particularmente expostas e especialmente vulneráveis, sublinhando a necessidade da União Europeia assegurar para a ultraperiferia um tratamento conjunto e equitativo a favor do desenvolvimento económico e social, uma vontade que deve ser apoiada no princípio da igualdade de oportunidades a partir do direito à diferença, tal como consta do próprio documento que agora já está na posse do líder da comissão europeia.
João Cunha e Silva fez especificamente chegar a Durão Barroso aquilo que a Madeira pensa em matéria de ultraperiferias, tendo em vista o seu desenvolvimento futuro, reforçando assim aquelas que são as aspirações das Regiões face a um novo quadro de apoio europeu.
Na oportunidade, foi recordada a importância das RUP enquanto regiões que contribuiram para a coesão e o futuro da Europa, reafirmando-se que o enquadramento da Europa no mundo de amanhã dependerá muito da sua faculdade em dotar as Regiões Ultraperiféricas de instrumentos e políticas que lhes permitam transformar as suas potencialidades em reais oportunidades de crescimento.
Recorde-se que na última reunião, em Canárias, o Vice Presdente do Governo Regional lembrou a proposta de mudança de paradigma avançada pela Comissão, que coloca o enfoque nas potencialidades e desvaloriza a componente compensação dos constrangimentos, para afirmar que a Madeira «entende que deveremos agir com muita cautela no que diz respeito a esta matéria, pois considera que os constrangimentos que nos caracterizam, estruturais e permanentes, requerem apoios permanentes e devem continuar a merecer prioridade no contexto da intervenção comunitária».



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos