sábado, 31 de outubro de 2009

Castanha motiva festa

Amanhã na freguesia do Curral das Freiras







No primeiro dia do mês de Novembro no centro da freguesia do Curral das Freiras,vive-se um ambiente de grande animação.
O motivo é a realização da Festa da Castanha, um certame que já faz parte do cartaz turístico da Madeira. É uma festa que serve para promover a castanha, produto muito característico da freguesia do Curral das Freiras.
É também uma demonstração do trabalho que tem sido realizado pelos agricultores locais em especial os que produzem a castanha.
Com a Festa da Castanha o Curral das Freiras dá a conhecer alguns motivos gastronómicos cujos ingredientes têm na sua base aquele fruto. Já se tornaram famosos os bolos de castanha, as tartes, as sopas, os licores de castanha e também os de noz e a famosa ginja, que identificam aquela freguesia considerada o "coração da Madeira".
Todos estes produtos encontram-se nos diversos espaços colocados ao longo da principal estrada de acesso ao centro do Curral das Freiras onde há muito por onde escolher no que concerne à castanha que pode ser adquirida avulso ou nos característicos colares.A animação será uma constante em especial durante a tarde daquele dia com as actuações de diversos grupos.
A 26.ª Festa da Castanha é organizada pela Casa do Povo do Curral das Freiras em colaboração com a Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia do Curral das Freiras e Clube Desportivo do Curral das Freiras.

Muita animação na XXVI Festa da Castanha

Amanhã no Curral das Freiras, a Festa da Castanha inicia-se às 9h com a actuação da Banda Filarmónica “Os Infantes”, seguindo-se um torneio de ténis de mesa e um jogo de futsal. Às 10h30 será celebrada a Missa na igreja paroquial e às 12h inicia-se a visita das entidades oficiais aos pavilhões de exposição e venda de produtos agrícolas. A partir das 12h30 terá lugar o cortejo alegórico.
A intervenção do Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais será às 13 horas, após a qual haverá a entrega de prémios ao melhor expositor e aos melhores produtores de castanha e de noz e atribuição de troféus aos vencedores das provas desportivas. A partir das 14 horas actuarão o Grupo de Folclore da Casa do Povo do Curral das Freiras; Grupo de Cordas da Casa do Povo da Fajã da Ovelha; Grupo de Folclore Romarias Antigas do Rochão; Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Ribeira Brava; Grupo “Ventos do Norte” e Grupo de Teatro da Casa do Povo do Curral das Freiras. Às 18h30 realiza-se o concurso “Miss Castanha” e às 20h30 actuará Énio Fernandes, encerrando-se o evento pelas 22 horas.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos