quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tomadas de posse a partir do dia 26 (Órgãos Autárquicos Regionais)

As cerimónias deverão ocorrer no espaço de uma semana


No espaço de uma semana, os órgãos autárquicos na Região deverão tomar posse. O primeiro concelho a acolher a cerimónia será Câmara de Lobos e o último São Vicente, provavelmente. É que ainda não está acertado se será mesmo a 3 de Novembro a tomada de posse em São Vicente ou se no dia anterior, altura em que outros quatro concelhos dão posse aos seus eleitos. Porto Santo e Ponta do Sol ainda não têm agendadas as cerimónias.



Já estão marcadas as tomadas de posse para as Câmaras e Assembleias Municipais da Região.
A primeira cerimónia será no dia 26 de Outubro e tomam posse os eleitos por Câmara de Lobos.
Já os novos elementos que compõem os órgãos autárquicos na cidade do Funchal tomam posse no dia seguinte, 27 de Outubro, no mesmo dia em que os eleitos pela Calheta vão jurar cumprir com lealdade as funções que lhes forem confiadas.
A Câmara Municipal de Machico e a Assembleia Municipal tomam posse no dia 30, enquanto que Santa Cruz, Santana, Porto Moniz e Ribeira Brava iniciam funções no novo mandato a partir do dia 2 de Novembro.
Os eleitos aos órgãos de São Vicente deverão tomar posse no dia 2 ou 3 de Novembro. O Porto Santo ainda não tem data acertada, o mesmo acontece com a Ponta do Sol.
Refira-se que a tomada de posse de uma Câmara Municipal e de uma Assembleia Municipal é feita a partir da assinatura de uma acta pelos eleitos, após a respectiva identificação dos mesmos pelos serviços camarários.
Nestas cerimónias é comum o Governo Regional fazer-se representar. As tomadas de posse ocorrem, normalmente, nos salões nobres das respectivas câmaras.
Três caras novas
nas presidências das Câmaras

Importa, neste momento, recuperar os nomes dos eleitos, no passado dia 11 de Outubro, que irão tomar posse nas câmaras e nas assembleias municipais.
Assim, a cadeira da presidência da Câmara Municipal do Funchal volta a ser ocupada por Miguel Albuquerque, o mesmo acontecendo ao assento da presidência da Assembleia Municipal, que continuará a ser ocupado por João Dantas.
Em Câmara de Lobos, o poder executivo camarário permanece nas mãos de Arlindo Gomes, enquanto na Assembleia Municipal estará Rui Fernandes.
No Porto Santo, Roberto Silva mantém-se na presidência da Câmara, sendo Joana Coelho a presidente da Assembleia Municipal.
O cargo autárquico executivo mais importante em São Vicente passa a ser ocupado pelo “estreante” Jorge Romeira. A Assembleia Municipal terá Elias Medeiros.
Manuel Baeta continua de “pedra e cal” na Câmara da Calheta, sendo Rocha da Silva o presidente da Assembleia Municipal.
No extremo oposto da ilha, continua Emanuel Gomes a definir as políticas para Machico nos próximos quatro anos. Na Assembleia Municipal fica Jorge Moreira.
Em Santa Cruz, José Alberto Gonçalves prossegue o trabalho na Câmara Municipal. João Pedro de Sousa é o presidente da Assembleia Municipal.
A Ponta do Sol também reforçou a aposta no seu presidente, reelegendo Rui Marques. Na Assembleia Municipal fica José Gualberto Fernandes.
Valter Correia é também uma das três caras novas nas presidências das Câmaras. Valter Correia assume os destinos do Porto Moniz. Na Assembleia Municipal terá Jaime Lucas.
Apesar do seu já longo percurso na política, Rui Moisés é também uma cara nova no executivo camarário. Vai chefiar a Câmara Municipal de Santana. José Miguel Jardim de Olival de Mendonça mantém-se presidente da Assembleia Municipal.
Já na Ribeira Brava, Ismael Fernandes vai continuar o seu trabalho à frente da Câmara Municipal. Luis Drumond preside à Assembleia Municipal.


Alburquerque confirma equipa e Juventude a Rubina Leal

O reeleito presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Albuquerque, reafirmou ontem, à margem de uma inauguração, que a sua equipa irá manter-se. Há a entrada de mais vereador do PSD, no caso a vereadora Lina Camacho, mas ficará a tempo parcial e sem qualquer pelouro específico permanente. Os pelouros manter-se-ão distribuídos por Bruno Pereira, João Rodrigues, Henrique Costa Neves e Rubina Leal. A vereadora vai acumular no novo mandato o pelouro da Juventude, o qual terá, por exemplo, o prémio Infante D. Henrique, no âmbito ambiental e filantrópico.





Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos