segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fragata na Pontinha

'DEFENSORA' REALIZA UMA ESCALA DE QUATRO DIAS NA REGIÃO.
Data: 26-10-2009






Depois da azáfama verificada nos dois últimos dias no porto do Funchal, período no qual a Pontinha registou seis escalas de paquetes e de cerca de 14.000 turistas, em trânsito, para hoje o movimento será mais calmo. Com efeito, para além da presença do 'AIDAluna' que encontra-se atracado desde as 12 horas de ontem no cais Norte e que zarpa ao final da tarde de hoje, pelas 17 horas, com destino ao porto de La Palma, a Pontinha receberá a Fragata F41 'Defensora' da Marinha de Guerra do Brasil, numa escala classificada de rotina e descanso da respectiva guarnição.

Esta Fragata tem chegada anunciada para as 9 horas de hoje e zarpara da Pontinha no próximo dia 29 de Outubro, às 6 horas, dia que a Pontinha registará mais uma casa cheia, com a presença de 4 paquetes.

Do historial desta unidade, de referir que a mesma foi a segunda Fragata da Classe Niterói a ser iniciada. Construída nos estaleiros britânicos Vosper-Tornicroft, de realçar que o assentamento da sua quilha teve lugar a 13 de Setembro de 1972 e que foi lançada ao mar a 27 de Março de 1975. O seu comissionamento à Marinha de Guerra do Brasil ocorreu a 5 de Março de 1977, numa cerimónia realizada no porto de Southampton.

Tem uma arqueação de 3.200 toneladas, mede 129,20 metros de comprimento por 13,5 m de boca. O agenciamento deste navio na Região está a cargo do agente João de Freitas Martins, SA. A outro nível, e para o dia de hoje, de destacar o regresso ao Funchal, naquela que é a sua 86ª escala na Pontinha, do ferry canário 'Volcán de Tijarafe'. Procedente do porto de Portimão, o mesmo tem chegada prevista para as 11.30 e prolongará esta sua escala até às 19 horas de hoje, zarpando a essa hora com destino ao porto de Tenerife. No que respeita à operação deste fim-de-semana, de realçar que este ferry transportou desde Canárias para o Funchal 19 passageiros e 5 viaturas. Em trânsito, desde Canárias para Portimão, seguiram viagem 63 passageiros e 45 viaturas ligeiras. Ainda no decorrer da escala efectuada no Sábado passado na Pontinha, o ferry embarcou, também com destino a Portimão, outros 69 passageiros, 38 viaturas ligeiras e cerca de 20 trelas. No regresso ao Funchal, o navio traz desde Portimão um total de 147 passageiros, 83 viaturas ligeiras e 20 trelas. Na Pontinha desembarcarão 81 passageiros e 44 viaturas. Em trânsito para Canárias prosseguem os restantes 66 passageiros e 39 viaturas, a que se juntarão, outros 34 passageiros e mais 7 viaturas.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos