sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rodrigo rejeitou transplante de medula (Actualizado)

Faleceu bebé que gerou onda de solidariedade
Data: 29-10-2009



Rodrigo, o bebé madeirense que foi submetido a um transplante de medula depois de ter provocado uma onda de solidariedade para encontrar um dador compatível, faleceu hoje, no Funchal.

Fora-lhe diagnosticada uma leucemia linfoblástica aguda, quando tinha apenas seis semanas, o que levou o pai a apelar publicamente a um dador compatível.

Muitas centenas de madeirenses responderam e fizeram exames para doadores mas só no fim prazo dado pelos médicos como limite, em Abril, foi encontrado alguém totalmente compatível, uma alemã que aceitou prontamente doar a medula ao bebé madeirense.

Rodrigo foi operado em Lisboa, a 30 de Maio, a operação correu bem e, como disse o pai, demonstrou ser "um valente", o que reacendeu a esperança da família numa recuperação total.

Depois de uma fase de acompanhamento médico, em Lisboa, Rodrigo regressou à Madeira há cerca de seis semanas.

Contudo, Rodrigo rejeitou o transplante e acabou por falecer hoje, aos 14 meses, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, na capital madeirense.



DN Madeira


Rodrigo não resistiu ao transplante de medula
Pais agradecem a todos os "que se aliaram nesta nossa luta pela vida do Rodrigo"

Data: 30-10-2009

Rodrigo, o menino que gerou uma onda de solidariedade e acrescentou mais de dois mil nomes à lista de dadores de medula óssea, não resistiu aos avanços da leucemia. Morreu na madrugada de quinta-feira no Hospital Dr. Nélio Mendonça. Tinha 15 meses e uma história de luta contra a doença que incluiu um transplante de medula. A corrida contra o tempo, a tenacidade da família e a sua esperança levaram mais de dois mil voluntários ao Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Hospital numa tentativa de encontrar um dador compatível com o Rodrigo. No entanto, o dador acabou por vir da Alemanha. O transplante foi feito no IPO de Lisboa, mas a leucemia era complicada e o menino muito novo. "Damos os nossos mais sentidos pêsames à família". Ana Mafalda Francisco, responsável pelo Serviço de Sangue, acompanhou o processo desde início e lembra que a doença era muito grave, o Rodrigo muito novo. Apesar das circunstâncias, tudo se fez para o tratar e curar. "Devo dizer também às pessoas que se ofereceram para dadores que o seu empenho não foi completamente em vão. Infelizmente não serviu para o Rodrigo, mas há muitas pessoas à espera de um dador, um dia esse gesto poderá servir, poderá salvar alguém aqui, no continente ou por essa Europa fora". Ontem, ao final da noite, recebemos dos pais, Pedro e Orvídia Sousa, a seguinte mensagem: "Os pais do Rodrigo agradecem o apoio do Hospital Central do Funchal, nomeadamente à drª. Paula Ornelas, drª. Maria João, enfermeira Celeste, e demais profissionais, ao IPO Lisboa, nomeadamente ao dr. Ximo Duarte, drª. Isabelina e demais profissionais, e o muito obrigado a todos os madeirenses e entidades públicas e privadas que se aliaram nesta nossa luta pela vida do Rodrigo".

O funeral do Rodrigo realiza-se hoje, em São Martinho, a partir das 13h30.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos