quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Estónia quer voar directo de Tallinn para a Madeira

Conceição Estudante revela interesse da maior companhia de aviação do país


Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, tem indicações claras da Estonian Air em voar directamente para a Madeira. Presente em Tallinn, capital do país, onde decorre uma acção promocional abrangente da região autónoma. Para já, não existem datas para o início das operações que dependerão do interesse dos operadores turísticos.






A Madeira poderá vir a ter ligações directas de Tallinn, na Estónia, através da Estonian Air. Primeiro em regime de charter e, depois, com a procura a justificar, com ligações regulares. No entanto, não são indicadas datas. Tudo depende dos operadores turísticos e da procura pela ligação aérea. A revelação foi feita ontem ao Jornal da Madeira por Conceição Estudante, secretária regional do Turismo e Transportes, que se encontra naquele país nórdico a acompanhar as múltiplas iniciativas que constam da “Semana da Madeira”, uma acção que visa a promoção do destino naquele mercado, junto do consumidor final.
A governante esteve reunida com a Estonian Air, a principal companhia do país, estabelecida em 1991 com capitais públicos e parcialmente privatizada em 1996, e ouviu as melhores considerações acerca do destino Madeira, assim como do interesse que representa para a transportadora. No fundo, Conceição Estudante sublinha que se enquadra no sentimento generalizado nas gentes do turismo da Estónia que têm um “feed-back” muito bom dos turistas que procuram a Madeira como destino de férias. Um destino que é reconhecidamente de qualidade, superior a outros, porventura mais badalados, mas considerados como ofertas inferiores, como a Grécia.
Neste sentido deixa claro que é preciso manter a diferenciação da oferta.
Depois de ter mantido uma reunião segunda-feira com o Ministério dos Estrangeiros e com Fátima Perestrelo, embaixadora de Portugal acreditada em Tallinn (conhecedora e apreciadora da Madeira), para hoje, Conceição Estudante tem agendada uma outra com o ministro da Economia e Comunicação, que tem as pastas do Interior e dos Transportes.
Em seu entender, poderá resultar no reforço da cooperação que permita aumentar os fluxos turísticos da Estónia para a Madeira. Um mercado que, em 2008, representou 3.718 turistas e 23.504 dormidas na hotelaria madeirense.
No âmbito da sua presença naquele país que integrava anteriormente a URSS, Conceição Estudante tem tido oportunidade de se desmultiplicar em várias frentes. Além de estar presente nas acções promocionais que decorrem no maior centro comercial da cidade, o Solaris, onde está um carro de ralis (os locais são fortes adeptos da modalidade e poderão ser atraídos pelo Rali Vinho Madeira) e um balcão com informação, esteve numa passagem de modelos da estilista Mara Rodrigues e em um jantar num dos melhores restaurantes de Tallinn. Lá estiveram líderes de opinião, agentes de viagens e demais pessoas ligadas ao sector do turismo.
Ontem, proferiu uma conferência na Escola de Hotelaria e Turismo onde teve oportunidade de falar acerca das realidade do turismo madeirense com mais de dois séculos de história.
Em suma, a governante madeirense adianta que, no cômputo global, a intenção da acção que decorre até amanhã na capital da Estónia visa sobretudo colocar a Madeira no mapa daquele país vizinho da Finlândia.



Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos