sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dom Pedro investe em Machico

Novo projecto já foi licenciado pela autarquia. Falta só definir o arranque da obra
Data: 23-10-2009



A cadeia hoteleira Dom Pedro vai construir mais uma unidade na Madeira. O projecto já foi apresentado na Câmara Municipal de Machico e está autorizado, segundo o presidente da autarquia confirmou ao DIÁRIO. Seguem-se os projectos de especialidade, que serão naturalmente executados e licenciados, após a definição do calendário da obra.

Pedro Ribeiro, director comercial do grupo, disse ontem ao nosso jornal que o novo projecto, que está ainda a ser avaliado pela Administração do grupo, e sobre o qual não se conhecem muitos pormenores, será apreciado numa próxima reunião que terá lugar em Lisboa no final deste mês. Aí será determinada a filosofia do projecto, e as suas características, já que existem duas hipóteses para a sua concretização, segundo outras fontes contactadas pelo nosso jornal: ser uma ampliação do hotel já existente ou ser uma unidade de apartamentos turísticos, com uma componente imobiliária, beneficiando dos serviços da unidade hoteleira.

O grupo nunca escondeu a intenção de aumentar a sua oferta na Madeira, sobretudo depois de ter adquirido o terreno contíguo ao Hotel Dom Pedro Baía Club, em Machico, onde aliás nasceu esta cadeia hoteleira nacional, antes da sua ampliação para o continente. Nesse terreno, que foi propriedade de uma empresa de construção civil e obras públicas, chegou a estar projectada uma unidade hoteleira, um projecto que nunca avançou por dificuldades orçamentais dessa empresa.

O Hotel Dom Pedro Baía Club, classificado de quatro estrelas, tem 218 quartos em funcionamento, sendo a maior unidade do concelho, depois da demolição do Atlantis, em Água de Pena. Foi remodelado há cinco anos, enquanto decorriam as obras do nó rodoviário de Machico, um período em que a unidade se ressentiu bastante, com ocupações muito baixas. O ano de 2008 foi excepcional em termos de ocupação, como, aliás, aconteceu em toda a hotelaria da Região Autónoma. Este ano, com as ocupações a descerem bastante em todo o lado, o Dom Pedro Baía Club conseguiu fazer um Verão que foi considerado bom, com resultados melhores do que em 2007, embora mais baixos em relação aos do ano passado. O grupo tem mais uma unidade na Madeira, o Dom Pedro Garajau, três estrelas, com 282 quartos.

Pedro Ribeiro, director comercial da cadeia Dom Pedro Hotéis, está presentemente no Rio de Janeiro, onde representa o grupo hoteleiro na Feira das Américas. O mercado brasileiro é muito importante para a cadeia portuguesa, sendo o hotel de Lisboa, considerado o mais frequentado na capital portuguesa por clientes de cinco estrelas, oriundos do Brasil. Entre as ofertas que a Dom Pedro faz aos agentes de viagens brasileiros, existem também circuitos combinados, que incluem Lisboa, Algarve e Madeira.

Apartamentos na ex-Matur

A Câmara Municipal de Machico numa das suas últimas reuniões, antes das recentes eleições autárquicas, autorizou também um projecto para construção de apartamentos turísticos na zona da ex-Matur, em Água de Pena, em terrenos que estão virados para leste, junto do miradouro de onde se vislumbra o Vale de Machico.

O projecto já recebeu também autorização das autoridades aeroportuárias, pois todas as obras que se insiram em terrenos constantes das zonas de segurança adjacentes à pista do Aeroporto da Madeira necessitam de se submeter a esse procedimento.

O investimento é da responsabilidade de uma empresa ligado a um importante banco português, que tomou posse dos referidos terrenos após a saída da Grã-Pará daquela zona.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos