terça-feira, 20 de outubro de 2009

Novos acessos no Funchal reúnem consenso

Utilizadores destacam a poupança de tempo e de combustível que os novos acessos trouxeram


O conjunto de novos acessos que foram inaugurados este ano consegue reunir um consenso alargado. Governo, utilizadores e Câmara Municipal destacam as vantagens que os novos acessos trouxeram à mobilidade na cidade. Em apenas seis construções, o Governo Regional investiu 64 milhões de euros mas hoje é muito mais rápido e económico entrar, circular e sair do centro do Funchal.





Os novos acessos inaugurados pelo Governo Regional recentemente na cidade do Funchal vieram desafogar alguns pontos onde já se sentia algum congestionamento, mas também trouxeram ganhos para os seus utilizadores, quer na poupança de tempo quando pretendem deslocar-se de um ponto para o outro da cidade, quer na economia de combustível, visto que as distâncias se encurtaram.
Esta é, em síntese, a opinião que alguns alguns dos utilizadores destes novos acessos reportaram ontem ao JORNAL da MADEIRA.
«Tudo o que vem para melhor o trânsito e a facilidade de entrada e saída no Funchal é bom», disse Luis Camacho, que não aponta qualquer aspecto negativo a este conjunto de infra-estruturas.
«Poupo tempo e dinheiro, porque quando mais práticas são as saídas e entradas na cidade mais dinheiro economizamos no combustível», disse Luis Camacho, garantindo também conseguir agora movimentar-se mais rapidamente dentro do Funchal.
A mesma opinião tem Eugénio Ferreira, que releva ainda o enquadramento paisagístico.
«Está muito mais bonito, não haja dúvida de que o acessos estão muito melhores», opinou o condutor, destacando ainda o facto de as novas acessibilidades trazerem «mais e melhores opções quando alguém pretende» circular no centro da cidade.

Resposta adequada
ao acréscimo de mobilidade


O secretário regional do Equipamento Social, Santos Costa, explica, por seu turno, os motivos pelos quais o Governo Regional fez este forte investimento em novas estradas no Funchal.
Desde o início do ano, o Governo Regional criou seis estratégios acessos, os quais atingiram um valor global superior a 64 milhões de euros.
Os acessos são: a Ligação entre os Viveiros e o Complexo Escolar e Desportivo Bartolomeu Perestrelo (um milhão de euros), o Acesso Oeste à Circular à Cidade do Funchal à Cota 200 (20,9 milhões de euros), o Acesso Oeste a Santo Amaro (4,1 milhões de euros), a Ligação em Via Expresso ao Porto do Funchal (27,9 milhões de euros), as Infra-estruturas Gerais do Madeira Tecnopolo - 3.ª fase (4,5 milhões de euros) e o Último Troço da Saída Leste do Funchal (5,6 milhões de euros).
O secretário regional do Equipamento Social justifica a necessidade de criar estes acessos com o acréscimo da mobilidade no Funchal.
«Integrados na rede de vias estruturantes da Região, os novos acessos surgem da necessidade de assegurar uma resposta adequada ao acréscimo da mobilidade e do congestionamento rodoviário decorrente do aumento da densidade automóvel e da concentração urbana», diz o governante.
Para além de virem permitir uma maior economia de tempo e de meios e assegurar uma melhor acessibilidade e boas condições de segurança, destaca Santos Costa, «estas novas estradas construídas pela Secretaria Regional do Equipamento Social (SRES) e postas ao serviço este ano, vão de encontro às legítimas aspirações da população e assumem fundamental importância para o crescimento e para o desenvolvimento não só local, mas também regional».
Até porque, como reforça o Secretário Regional do Equipamento Social, «ao nível económico e social, estas novas vias são, também, a melhor forma de escoar produtos, fazer chegar matéria-prima e reduzir custos e tempo, o que numa economia cada vez mais global se afigura como vital para a sobrevivência não só de empresas, mas também de localidades e populações».


Câmara diz que já se notam as melhorias


Apesar de recentemente inaugurados, o vereador com o pelouro do Trânsito na Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, diz que já se sentem os efeitos no trânsito dos novos acessos criados pelo Governo Regional.

O vereador com o pelouro do Trânsito da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, entende que os novos acessos construídos pelo Governo Regional na capital vieram resolver os pontos que a autarquia tinha diagnosticado como os mais sensíveis em termos de trânsito.
«Ao nível da zona central da cidade do Funchal, neste momento eu diria que os acessos estruturais estão todos, praticamente, realizados, faltando apenas, na zona do Tecnopolo, concluir a última fase do projecto previsto para aquela área e que estipula uma intervenção junto à rotunda da Ribeira Grande», disse Bruno Pereira, esclarecendo que o projecto estabelece a criação de uma nova rotunda em substituição da actual, criada a título provisório.
A nova construção circular será «fundamental para uma melhor distribuição do trânsito dessa zona», localizada entre o final da Madalena e o início de Santo António, sublinhou ainda o autarca.
Já num comentário mais alargado aos vários acessos que o Governo Regional, através da Secretaria Regional do Equipamento Social, construiu recentemente no Funchal, o responsável da Câmara Municipal pelo trânsito considerou-os «fundamentais na mobilidade e no ordenamento do trânsito, porque permitem melhores acessos nas zonas densamente povoadas».
Um desses acessos já inaugurados é a ligação da Estrada Monumental à zona de São Martinho da cota 200. Bruno Pereira classifica de «fundamental» a nova Avenida do Amparo, prevista há muitos anos no Plano de Urbanização local, na medida em que «vem descongestionar» o acesso da Ajuda/Piornais.
A via expresso Porto do Funchal/Hospital é outra obra que o autarca destaca. Esta estrada permite que todo o trânsito que antes era obrigado a subir para a Rua João Brito Câmara siga para a Avenida Sá Carneiro e depois para a cota 200, através da nova via expresso, desafogando assim o tráfego na Ribeira de São João.
Apesar de recentemente inaugurados, Bruno Pereira diz que já se sentem os efeitos destes novos acessos.
Além destes, o vereador com o pelouro do Trânsito chama ainda a atenção para outro investimento que, embora «não tão importante do ponto de vista estrutural», tem grande importância local. Trata-se dos arranjos do Tecnopolo, junto à Piscina da Penteada, os quais se encaixam num plano ambicioso, nomeadamente na criação do pavilhão multiusos, da sala da Orquestra Clássica da Madeira e de um conjunto de outras infra-estruturas desportivas e culturais.
Ora, todas estas vias, às quais se junta a ligação dos Viveiros à Escola Bartolomeu Perestrelo – um projecto municipal mas que devido ao seu custo foi executado pelo Governo Regional – são «fundamentais» para uma melhor gestão da cidade. Mas significam também, no entender de Bruno Pereira, «requalificação urbanística, pois, além da via, são criadas zonas verdes, estacionamentos, entre outras medidas.


«Quem as pensou, pensou-as muito bem», destaca Adelino Pimenta
Comissário elogia as novas estradas


«Quem pensou os novos acessos, pensou-os muito bem», comentou o comissário Adelino Pimenta, a propósito das novas vias que vieram “rasgar” o trânsito na cidade e facilitar a mobilidade dentro do Funchal.
O responsável pela área do trânsito na Polícia de Segurança Pública, Adelino Pimenta, não aponta qualquer falha à construção destes acessos, quer em temos do que foi planeado para o escoamento do tráfego, quer na sinalização que foi colocada. Aliás, diz ainda não ter ouvido qualquer crítica aos mesmos.
Sobre o escoamento automóvel, Adelino Pimenta diz que as novas estradas são «obviamente muito importantes», porque, além de «bem construídas», trouxeram mais soluções para a entrada e a saída da cidade, facto que o comissário nota, especialmente, na zona oeste. «Foi muito importante já que todo o tráfego da zona oeste ia bater às zonas do Infante e da Rua Dr. Pita», destacou.
Adelino Pimenta recorda ainda que as novas acessibilidades vieram desafogar a Estrada Monumental e a Estrada João Paulo II, que já estavam bastante “pesadas” em termos de trânsito.
Quanto à sinalização, o comissário diz os acessos também estão «muito bem», quer para a condução diurna, quer para a nocturna. «Eles têm muito boa sinalização luminosa, vertical e horizontal», referiu, destacando ainda a colocação de bandas sonoras que algumas têm como algo positivo.




Jornal da Madeira

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