terça-feira, 27 de outubro de 2009

Vêm aí 160 mil turistas

136 escalas em 92 dias garantem 200 mil turistas que vão deixar 10 milhões...
Data: 27-10-2009




O porto do Funchal registará neste último trimestre de 2009 um total de 136 escalas de navios de paquete, razão pela qual este será o porto português mais movimentado no período em análise.

Segundo podemos apurar, no Porto do Funchal deverão desembarcar até ao final do ano mais de 160 mil turistas, de um total de 204 mil no último trimestre do ano, um número impressionante se considerarmos que nos primeiros nove meses do ano (Janeiro/Setembro) passaram pela Pontinha 241.847 passageiros.

Recorde-se que o ano passado o movimento de passageiros atingiu um máximo histórico: 405.306 turistas.

Para melhor se avaliar a importância que o turismo de cruzeiros tem na economia local, através do Porto do Funchal poderão ser geradas receitas no valor de 10 milhões de euros, isto se considerarmos os gastos médios, em escala, de um turista que compra um cruzeiro.

Em termos de movimento, a Pontinha deverá contabilizar este mês um total 34 escalas, das quais 24 já se realizaram, enquanto as restantes 10 terão lugar no decorrer dos próximos dias.

Amanhã, por exemplo, a Pontinha registará duas escalas. Para o dia 29 registar-se-á uma casa cheia com a presença em simultâneo de 4 paquetes, que, e pelas suas dimensões, irão atracar sem qualquer limitações portuárias.

Quanto às escalas programadas para o último dia de Outubro, de notar também quatro presenças, no caso dos paquetes: 'MSC Poesia', do 'Minerva', do 'Braemar' e do sempre elegante 'Club Med 2'.

O mês de Novembro será um dos melhores meses de sempre do porto do Funchal, pois estão programadas 55 escalas. Ainda no decorrer desse mês, o porto terá praticamente escalas diárias, exceptuando-se os dias 6 e 20, nos quais não estão previstos quaisquer paquetes na Pontinha.

Novembro registará um total de 10 dias de ' casa cheia' graças às escalas simultâneas de três e/ou quatro paquetes.

Nos últimos 92 dias do ano, apenas em 24 é que não haverá um ou mais paquetes na Pontinha, o que confirma o crescimento no número de escalas e turistas.

Pese o aumento da procura, nenhum dos paquetes irá ter de fundear por falta de espaço de amarração. No entanto, no dia 23, segunda-feira, é provável que ferry canário tenha de retardar a sua chegada ao Funchal, para as 14 horas, atracando depois do paquete 'Alexander Von Humboldt' zarpar, o que ocorrerá pelas 13.30 horas desse dia.

Dezembro será igualmente um excelente mês no que respeita ao movimento de paquetes na Pontinha. Ao todo estão programadas 47 escalas, seis das quais ocorrerão no último dia do ano. Ao todo registar-se-ão quatro dias de 'casacheia', ou seja com 4 paquetes.

No dia 7 , segunda-feira, é provável que o ferry canário retarde novamente a sua chegada ao Funchal,. tal como no dia 21, dia em que o porto registará 5 escalas em simultâneo, uma realidade que obrigará desta feita a que pelo menos um paquete tenha de ficar em fundeadouro.


DN Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não serão aceites comentarios de anonimos