América Latina responde por 35% do lucro bruto do Grupo Pestana
Data: 24-10-2009
(João Salgueiro, Luis Barreto e Luigi Valle)
Luigi Valle anunciou anteontem à noite no Rio de Janeiro que cerca de 35% do lucro operacional bruto do sector hoteleiro do grupo é gerado no Brasil, o que revela naturalmente a importância deste sector geográfico na expansão e sucesso do maior grupo hoteleiro português.
O director-presidente do Grupo Pestana para a América do Sul falava no jantar de celebração dos 10 anos da internacionalização do Grupo Pestana no continente americano. Decorreu no Hotel Pestana Atlântica, a primeira unidade hoteleira do Brasil a envergar as insígnias do grupo, e que foi o marco da expansão que hoje abrange, além do Brasil, a Argentina e a Venezuela. Em breve, o grupo terá novas unidades, nos três países, onde já está implantado e também no Chile e no Uruguai. Está em curso um novo plano de expansão, que corresponde a uma segunda fase, de aproveitamento do bom nome da marca portuguesa e, sobretudo, do prestígio que o seu serviço obteve na América Latina.
No jantar de anteontem estiveram presentes o ministro do Turismo do Brasil, Luiz Barretto, e a vice-ministra do Turismo da Venezuela, Maria Auxiliadora Belisário. O primeiro fez um discurso empolgado em que, em nome do governo do seu País, destacou o trabalho positivo e digno da cadeia portuguesa, incitando-a a continuar a expansão desta última década, não só na criação de infra-estruturas para receber turistas, como também de valorização da mão-de-obra e emprego no Brasil. No seu discurso, Luiz Barretto felicitou o Grupo Pestana por ter acreditado no mercado brasileiro e realçou que, com o Campeonato Mundial de Futebol 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Brasil terá um turismo promissor.
Convidados ilustres
Entre outros convidados importantes viam-se o embaixador de Portugal em Brasília, João Salgueiro, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, além de responsáveis por associações empresariais e grandes empresas do Rio de Janeiro Estavam também presentes diversos responsáveis pela rede hoteleira do grupo em todo o Brasil.
Luigi Valle destacou na sua intervenção o crescimento global da marca nestes 10 anos, passando de um grupo eminentemente regional a um dos 100 maiores do mundo, realçando a importância que a América do Sul assumiu. Assegurou que o Grupo Pestana vai continuar a apostar na região, além de ter programada para o próximo ano a abertura de novos hotéis em Londres (este a 1 de Março de 2010) e em Miami, nos Estados Unidos. O objectivo de Dionísio Pestana que era ter 10 hotéis em 10 anos na América do Sul cumpriu-se, disse Luigi Valle. "Hoje são mais de dois mil colaboradores e quase dois mil quartos em hotéis com localizações perfeitas e serviços de extrema qualidade", acrescentou. Agora seguem-se dez hotéis em dez cidades europeias. O primeiro é na capital britânica, o segundo será em Berlim, em 2011, como já foi noticiado.
No total do grupo, no dia de ontem, a maior rede portuguesa de hotelaria tinha 88 unidades (marcas Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal) com 9.293 quartos, a terceira maior cadeia europeia de 'time-share', com cerca de 30 mil famílias de 'owners', entre outras participações no sector turístico-hoteleiro.
Em 2000 o activo imobilizado do grupo era de 545 milhões de euros. Em 2008 já se aproximou dos 900 milhões de euros. Em 2000 o volume de negócios era de 161 milhões de euros. Em 2008 ultrapassou os 457 milhões de euros.
DN Madeira
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